Integrantes do Cidadão Instigado fazem rock instrumental psicodélico

É possível encontrar alguma referência a Jimi Hendrix e The Doors no rock psicodélico instrumental do Lamber Vision. Mas são a música turca, a oriental e a extinta banda alemã Can, de rock experimental, as principais influências do quarteto, que mostra disco homônimo no Sesc Pompeia nesta quinta (22).

Fica claro nos sons metálicos, que às vezes lembram os de uma cítara indiana, por exemplo, são obtidos na guitarra tocada por Catatau com slide (como um dedal comprido).

Idealizado pelo baterista Samuel Fraga quando morou em Berlim com um músico argentino e outro israelense, o projeto tem músicas com títulos em inglês, já que a comunicação era feita nesta língua. Atualmente formado por Fernando Catatau (guitarra), Dustan Gallas (guitarra e teclados) e Regis Damasceno (baixo), o grupo tem seus momentos de solos improvisados, embora se baseie em melodias estruturadas.

Isadora Steveni/Divulgação
Titulo: Lamber VisionCrédito: Isadora Steveni/Divulgação
Titulo: Lamber VisionCrédito: Isadora Steveni/Divulgação

"A construção é diferente no instrumental. Registro tudo que me passa pela cabeça e vou juntando os pedacinhos. Começo na guitarra para criar a melodia, depois toco um baixo. A bateria é a última coisa", explica Fraga.
O resultado, neste caso, é "como a trilha sonora de um filme um pouco sombrio, meio tarantiniano".

Sem a intenção de passar uma mensagem, o grupo quer deixar o ouvinte livre para fantasiar histórias. Em "Golden Children", que se aproxima do rock progressivo, ele vislumbra diferentes comportamentos infantis. "A música tem vários climas. Imagino uma criança triste, depois correndo."

Para incitar o clima viajante, o artista plástico argentino radicado no Brasil Petit Georges fará projeções multicromáticas a partir da mistura de corantes e óleos em uma bandeja de vidro.

Sesc Pompeia - teatro. R. Clélia, 93, Água Branca, região oeste, tel. 3871-7700. 774 lugares. Qui. (22): A partir das 21h. Não recom. p/ menores de 12 anos. Ingr.: R$ 6 a R$ 20. Ingr. p/ sescsp.org.br.

Publicidade
Publicidade