À espera de 270 mil, Vila Madalena e Pinheiros ainda definem Carnaval

Na Vila Madalena teve Copa e alegria. E urina, drogas, lixo e sexo nas ruas. Agora, tem gente do bairro imaginando como será fevereiro.

"Querem fazer aqui o Carnaval da Bahia", indigna-se uma moradora, que preferiu não se identificar, da pacata rua Filipe de Alcaçova —travessa das movimentadas Fidalga e Fradique Coutinho.

"Ninguém aqui é contra a festa. Só pedimos que seja organizada. Isso que fazem não é Carnaval. É bandalheira", continua a senhora, que habita a mesma casa há 22 anos e diz ter visto o movimento de foliões no bairro crescer nos últimos três anos.

Ezyê Moleda - 15.fev.14/Folhapress
SvÉO PAULO; SP; BRASIL; 15-02-2014; 18:00. Revista SAOPAULO. Bloco cordao do boitata, tradicional bloco carioca faz sua estreia no carnaval de sp. Ocorreu no bar pirajá, av brig faria lima 64 pinheiros. (Foto: Ezyê Moleda/Folhapress; revista sao paulo; SvÉOPAULO) *** ESPECIAL***
Bloco Cordão do Boitatá, tradicional no RJ, em estreia no carnaval de SP em 2014, em Pinheiros

Fato é que, há menos de um mês da festa mais brasileira, a organização do Carnaval nas regiões de Pinheiros e Vila Madalena ainda não está definida.

Na quarta-feira (14), o subprefeito de Pinheiros, Ângelo Salvador Filardo, reuniu-se com representantes de blocos para discutir ajustes em percursos, a fim de evitar conflitos.

Segundo ele, até o momento, 68 blocos se cadastraram para desfilar pelas vias dos dois bairros da zona oeste, quatro a mais do que em 2014.

O número está abaixo dos 75 esperados pela Polícia Militar. A PM estima a presença de 270 mil foliões no período de desfile dos blocos, que se inicia no próximo dia 31 e vai até 1º/3, e promete reforçar o efetivo de policiais.

Filardo afirmou que não será permitida a passagem de blocos nas ruas Cardeal Arcoverde, Filipe de Alcaçova e Teodoro Sampaio e haverá a proibição de estacionamento em vias das regiões, como na Copa.

INTERDITADA

A possível interdição de ruas para a circulação de veículos está sendo avaliada —no Carnaval passado, um comerciante atropelou sete pessoas na esquina das ruas Fidalga e Aspicuelta. A CET informou que o esquema de trânsito deve ser divulgado em data mais próxima ao início da folia.

Para a limpeza, a Inova diz que colocará 300 funcionários nos bairros aos fins de semana –eram 200 em 2014. Um produto orgânico com aroma floral será aplicado nas ruas para amenizar o odor de urina. Devem ser espalhados 160 banheiros químicos.

"Estamos vendo de instalar grades, como na Copa", diz Edilson Nunes, gerente do bar Posto 6. "Quando o bloco passa, é tranquilo. O ruim é à noite", afirma Ana Nascimento, 35, da loja Pau Brasil, na Fidalga. "Como nosso trecho tem menos bares, vira um 'banheiródromo'", conta o irmão e sócio dela, Sérgio Nascimento, 33.

Neste ano, conforme o anoitecer, a subprefeitura pretende incentivar a concentração dos foliões no largo da Batata, esvaziando o miolo dos bairros até a primeira hora do dia.

Publicidade
Publicidade