Bolivianos fazem tradicional festa andina em SP

O Memorial da América Latina (zona oeste de São Paulo) dá uma chance a quem quer conhecer a cultura andina. No sábado (24), recebe a Festa de Alasitas, celebração típica da Bolívia.

A festa da comunidade ocorre há 14 anos no Brasil -este é o segundo no Memorial. Conforme o Censo de 2010, há quase 18 mil bolivianos no país, mas estima-se que haja mais de 100 mil, contando os ilegais.

O evento segue costume milenar andino: é a celebração em louvor a Ekeko, o Deus da Abundância. Para agradar a divindade, responsável por realizar os sonhos, os fiéis oferecem "alasitas", miniaturas de bens materiais, como casas, carros, moedas e diplomas. Elas são abençoadas por um padre e pelos "yatiri", espécie de curandeiros.

A partir das 10h, o local recebe estandes que vendem receitas típicas. Entre elas está a chicha, bebida que era produzida pelos povos indígenas. Fermentada, é feita à base de milho e de outros cereais.

Várias barraquinhas venderão artesanato, como enfeites e bijuterias. Além dos expositores, o público também pode conferir música típica e danças folclóricas, que serão realizadas durante todo o dia.

Para que a criançada também se divirta, a praça Cívica do Memorial terá brinquedos infláveis, como escorregadores e pula-pulas.

Informe-se sobre o evento

Publicidade
Publicidade