'SP me deixa ligado em 220 volts', diz chef do 'Cozinha Sob Pressão'

Ele é linha-dura na televisão, mas no dia a dia não dispensa uma brincadeira. Dono do restaurante italiano Zena Caffè, nos Jardins, o chef Carlos Bertolazzi ganhou projeção nacional ao se tornar apresentador do "Cozinha Sob Pressão", do SBT —o primeiro programa foi de outubro a janeiro de 2015, e a segunda temporada deve estrear ainda neste ano.

O chef, que está em frente às câmeras há quase seis anos no Fox Life ("Homens Gourmet"), afirma que a TV aberta sempre foi um objetivo e que não pensou duas vezes quando surgiu a oportunidade no SBT.

A exposição na mídia fez com que o movimento de seu restaurante aumentasse, claro, e os clientes são principalmente gente de fora da cidade, que faz questão de comer o famoso nhoque de lá e tirar foto.

Bertolazzi também é autor do livro "iChef", com receitas e histórias da carreira (2014, editora Tapioca, R$ 42).

sãopaulo - O que te deixa sob pressão aqui na capital? Nervoso, tenso...
Carlos Bertolazzi - As inúmeras possibilidades culturais e gastronômicas que a cidade oferece, mas que raramente temos tempo suficiente para usufruir.

Qual o comportamento típico de um paulistano à mesa?
Sempre acostumados à grande oferta de opções gastronômicas, os clientes paulistanos são mais críticos, exigentes. Acredito que mais até do que quando viajam e visitam restaurantes fora de São Paulo. O paulistano se orgulha da cidade ser considerada "capital gastrônomica" e, de certa forma, cuida para que ela não perca esse título.

São Paulo é o melhor lugar do Brasil para ser chef de cozinha?
Sim e não. A cidade oferece um cenário vibrante para montar um negócio, mas também caro e muito disputado. Por outro lado, sonho com regiões onde você pode trabalhar com ingredientes incríveis encontrados a poucos metros do restaurante, como é na Itália, por exemplo, e como tem ocorrido em diversas regiões brasileiras, principalmente no Norte e no Nordeste.

Você participa muito das redes sociais. Em uma cidade tão grande assim, isso é fundamental para divulgar um restaurante?
Um estabelecimento como o Zena não tem verbas milionárias para investir em publicidade. As redes sociais foram muito importantes para ajudar que ele se destacasse numa cidade como São Paulo. Acho que o boca a boca é a melhor forma de divulgação, e as redes sociais funcionam amplificando isso. Lógico que de nada adiantaria se o produto não fosse bom. Também uso as redes sociais para ouvir críticas, elogios e sugestões.

Você é hiperativo. Costuma ir a algum lugar da cidade para relaxar?
Gostaria de responder que faço tai chi chuan no Jardim Botânico, mas a verdade é que a cidade me deixa ligado em 220 volts, e só consigo relaxar quando saio dela —ou em casa.

Publicidade
Publicidade