Tradicional restaurante no parque Ibirapuera fecha por decisão judicial

Com resquícios de um sotaque português de quem nasceu na Madeira, o João Pedro Spinola, 56, foi bem franco. "No dia de hoje eu até chorei. Estamos tão chateados."

O motivo da emoção: o restaurante The Green, instalado sob a marquise do parque Ibirapuera e do qual ele é um dos quatro proprietários, fechou as portas no último dia 10.

As chaves foram entregues a um representante da Justiça e os 38 funcionários tiveram que ser demitidos –o mais antigo tinha 25 anos de casa, contou, por telefone, nesta quarta (18), o imigrante do além-mar. "A gente funcionou lá desde 1972", lembra.

O estabelecimento teve as atividades encerradas graças a uma decisão judicial requerida pela Prefeitura de São Paulo. Em idas e vindas, o processo tem se desenrolado desde 2012.

De acordo com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, o ponto "passará por reforma, e, por meio de processo de licitação, será escolhido um novo restaurante para funcionar no local" –ainda sem previsão de datas.

"Infelizmente não tem nada que a gente possa fazer quando um oficial bate querendo fazer a reintegração de posse", conta o empresário, que chegou ao Brasil em 1982 e associou-se aos familiares que já mantinham o comércio. Hoje ele também é um dos donos da pizzaria Macedo's, em Perdizes (zona oeste).

"Tentamos de tudo para que ficasse aberto até haver uma nova licitação", conta Spinola. Ele afirma que, quando houver uma nova chamada pública para administrar o serviço de gastronomia naquele espaço, tentará de novo.

"Era um lugar super agradável, tradicional. Fazia parte do parque. Infelizmente não faz mais."

No parque Ibirapuera, funciona ainda o restaurante do MAM, que abre de terça a domingo, das 11h às 16h.

Publicidade
Publicidade