Publicitárias criam cerveja feminista para questionar propagandas do setor

Divulgação

Três publicitárias criaram a cerveja chamada Feminista. Ao abrir uma garrafa na mesa de bar, segundo as idealizadoras, homens e mulheres devem sentir vontade de discutir o assunto.

Do tipo Red Ale, de tom avermelhado e encorpada, a cerveja será produzida artesanalmente e pode ser encomendada pelo site. A garrafa de 600 ml custa R$ 14. Um semana após o lançamento, a Feminista recebeu 1.200 pedidos pela internet.

"A ideia surgiu depois de a Skol fazer aquela propaganda antes do Carnaval. A gente achou que a discussão não deveria acabar e que a publicidade de cerveja não pode continuar com o estilo de hoje. Resolvemos subir o site em três dias e fizemos uma parceria com um produtor", diz Maria Guimarães, 28, uma das criadoras.

A propaganda da cerveja Skol usava a frase "Esqueci o 'não' em casa" como forma de resposta das mulheres aos homens. Foi muito criticada nas redes sociais. A empresa retirou a propaganda de circulação após as acusações.

"O problema não é exclusivo da Skol. É histórico. E queremos questionar o mercado publicitário com relação a isso", completa Guimarães.

De acordo com as três idealizadoras, "a meta não é lucrar com o produto, mas apenas enviar uma mensagem didática e direta sobre um setor que esquece que a mulher também pode ter um papel criativo".

Reprodução/Facebook
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