Paulo Leminski: mostra itinerante que faz retrospectiva do autor chega a SP

Após passar por cinco cidades, a exposição "Múltiplo Leminski", que faz uma retrospectiva da vida e da obra de Paulo Leminski (1944-1989), chega a São Paulo.

A partir deste fim de semana, será possível conferir, na Caixa Cultural, mais de mil objetos —entre fotos, livros, filmes e poesias— que compõem o acervo do autor curitibano.

A mostra é a maior já realizada sobre Leminski no país e apresenta a multiplicidade do artista —que carimbou seu nome não só como poeta, mas também como músico, romancista, publicitário e tradutor.

A curadoria do evento é da viúva e poeta Alice Ruiz e das filhas Aurea e Estrela Leminski —o que impõe à seleção uma série de lembranças. "Existe um lado emocional, sim, aquela coisa de trazer de volta o dia a dia da pessoa. O público tem essa curiosidade de saber como Leminski era como pai e como marido", afirma Aurea à sãopaulo.

Para a exibição na capital, as curadoras trazem a escrivaninha onde o escritor criou boa parte de suas obras e ressaltam as parcerias de Leminski com poetas paulistas, como Décio Pignatari e os irmãos Augusto e Haroldo de Campos.

Informe-se sobre a exposição

Publicidade
Publicidade