Viaduto do Chá e outros 4 locais terão luz verde no Dia de São Patrício em SP

Em comemoração ao Dia de São Patrício (St. Patrick's Day), padroeiro da Irlanda, monumentos de São Paulo estarão iluminados de verde na terça (17).

O viaduto do Chá e a biblioteca Mário de Andrade, no centro da capital; a ponte das Bandeiras (zona norte); o monumento às Bandeiras e a estátua do Borba Gato (zona sul) são os escolhidos pelo Ilume (Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Serviços).

Como esses locais já possuem iluminação, o departamento não fará investimentos extras. Segundo a assessoria de imprensa, trata-se "apenas de mudança das cores das lâmpadas", com a alteração da programação das cores.

A Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) chegou a autorizar um pedido de iluminação apenas com a cor verde também da ponte Octávio Frias de Oliveira (ponte estaiada), sobre o rio Pinheiros, para o dia 17.

Porém, seria necessária também a "obtenção das demais licenças e autorizações junto aos órgãos públicos competentes, especialmente do Ilume, da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e da subprefeitura".

O Ilume não aprovou o pedido. Um dos motivos alegados é o furto dos refletores usados na ponte, que é muito visada.

No ano passado, outros monumentos no Brasil foram iluminados de verde, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Este ano, além de São Paulo, Brasília vai iluminar um de seus monumentos. O local escolhido foi a ponte Juscelino Kubitschek.

Publicidade
Publicidade