Juçara Marçal e Ceumar misturam sonoridades em show inédito

Em seus discos mais recentes, Ceumar ("Silencia") e Juçara Marçal ("Encarnado"), que apresentam um show inédito nesta sexta (20) e no sábado (21), no Auditório Ibirapuera, não poderiam estar mais distantes musicalmente.

"Uma vai para o silêncio e a outra para o ruído", diz Ceumar aos risos em entrevista à sãopaulo pelo telefone. Ela fala de Amsterdã (Holanda), onde mora há cinco anos.

Enquanto a mineira explora a natureza, entre outros temas, em clima folclórico, buscando as raízes da música brasileira ao som de violão, Marçal cutuca o tema da morte entre guitarras distorcidas.

"A brincadeira no show é ter [as referências] de cada uma e o movimento de aproximação da nossa sonoridade", explica Marçal.

Para tanto, elas terão a companhia de Kiko Dinucci (guitarras e volão), Daniel Coelho (Baixo acústico), Lincoln Antonio (piano), Decio 7 (bateria). Juntos a partir de segunda (16), eles farão um "intensivão" de ensaios para encontrar um caminho.

"Procuramos músicos que dessem conta dessa diversidade", conta Marçal. "O Décio é um baterista que tem desenvoltura tocando percussão. O Kiko toca violão e, comigo, está nessa fase distorcida de guitarra. O Lincoln é o ponto chave entre nós duas", emenda.

Para o repertório, elas escolheram músicas de compositores que as duas amam, como Itamar Assumpção ("Ir pra Berlim") e Luiz Tatit ("Achou"). A princípio escolheram 12 músicas em conversas online, via Skype. Por meio do aplicativo, também trocaram gravações e fizeram alguns testes virtuais. Mas o que será dessa combinação, só ao vivo.

REPERTÓRIO (sujeito a mudanças)

"Olhos da Cara" (Romulo Fróes)
"O Filho de Deus" (Romulo Fróes)
"Neli" ( Stela do Patrocinio e Lincoln Antonio)
"Engasga Gato" ( Kiko Dinucci e Fabiano Ramos Torres)
"Penhor" (Ceumar e Gildes Bezerra)
"Ponto das Caboclas" (Camila Costa)
"Cabelo Duro" (Itamar Assumpção)
"Ir pra Berlin" (Itamar Assumpção)
"Achou" (Luiz Tatit/Dante Ozzetti)
"Musa da Música" (Luiz Tatit/Dante Ozzetti)
"Jardim Japão" (Rodrigo Campos e Vicente Barreto)
"Mãe da Clareza" (Lincoln Antonio)
"Crack pra Ninar" (Kiko Dinucci)

Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer - plateia interna - Pq. Ibirapuera. Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portões 2 (pedestre) e 3 (veículos), tel. 3629-1075. 800 lugares. Sex. (20) e sáb. (21): 21h. 90 min. Livre. Ingr.: R$ 20 (estudantes: R$ 10). Estac. (sistema Zona Azul - portão 3). Ingr. p/ 4003-1212 ou ingressorapido.com.br.

Publicidade
Publicidade