Espetáculos em SP apresentam música erudita para crianças

Elementos da música, como clave de sol e harmonia, são apresentados de forma divertida às crianças na série Aprendiz de Maestro e em outros três espetáculos.

APRENDIZ DE MAESTRO - LENDAS AMAZÔNICAS
A nova temporada da série Aprendiz de Maestro, projeto da TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) que aborda a música erudita, começa no sábado (21) com o espetáculo inédito "Lendas Amazônicas". Escrito e dirigido por Paulo Rogério Lopes e regido pelo maestro João Mauricio Galindo, o concerto infantil mostra o folclore brasileiro por meio da história do amor proibido entre um caboclo e a filha de um fazendeiro. Figuras como o boto cor-de-rosa, a Matinta Perera e o boi-bumbá aparecem na apresentação.
Informe-se sobre o evento

*

CARMENCITA
Dirigido por Danilo Tomic, o espetáculo reúne manipulação de bonecos, linguagem de palhaços, música ao vivo e dança flamenca. Única atriz na peça, Cris Miguel (conhecida pela participação no elogiado grupo Mawaca) se prepara para apresentar a ópera "Carmen", de Georges Bizet. De dentro de uma mala ela tira diversos apetrechos para auxiliar na trama. De lá, saem os bonecos Carmencita, Don Josecito, Escamilito, Micaelita e até um touro chamado Pablito. De forma lúdica e divertida, a montagem não deixa os elementos trágicos, tradicionais na ópera, de fora.
Informe-se sobre o evento

*

OPERILDA NA ORQUESTRA AMAZÔNICA
Sob a direção de Regina Galdino, a atriz Andrea Bassitt volta a interpretar a feiticeira Operilda, personagem que ficou conhecida pela participação na série de concertos Aprendiz de Maestro (veja acima). Na trama, a bruxinha recebe a missão de contar para as crianças a história da música no Brasil, mostrando o trabalho de compositores como Heitor Villa-Lobos e Tom Jobim. É um grande desafio: se conseguir narrar toda essa história em apenas uma hora, Operilda ganhará uma orquestra inteira só para ela. Para isso, ela conta com a ajuda de Livrildo, um livro mágico.
Informe-se sobre o evento

*

O TRENZINHO VILLA-LOBOS
A Cia. Articularte comemora 15 anos de trajetória com uma mostra de repertório. No próximo domingo (22), a companhia apresenta "O Trenzinho Villa-Lobos", espetáculo conduzido pelas lembranças da infância do maestro e compositor Heitor Villa-Lobos -que, quando criança, tinha o apelido de "Tuhu" porque imitava o som das locomotivas. Pontuada por composições consagradas, como "O Trenzinho do Caipira", a peça, criada em 2001, é estrelada por bonecos articulados que encenam aventuras do menino, como a vez em que ele precisou resgatar seu cão Bolinha, preso em uma maria-fumaça.
Informe-se sobre o evento

-

OS ELEITOS

GIOVANNA BALOGH, do blog 'Maternar', sugere o filme "Bob Esponja - Um Herói Fora D'Água"

O longa "Bob Esponja - Um Herói Fora D'Água" mostra uma aventura dos personagens fora do mar em busca da receita secreta do famoso hambúrguer de siri, que foi roubada por um pirata, interpretado por Antonio Banderas. O filme garante boas gargalhadas dos pais e da garotada ao ver a turma do Bob Esponja enfrentar o temido corsário.
Veja salas e horários

*

GABRIELA ROMEU, jornalista especializada em crianças, indica o livro "Lá e Aqui"

É uma obra ilustrada que aborda com delicadeza um tema difícil para as crianças: a separação dos pais. Texto e imagem se entrelaçam com cumplicidade e criam metáforas singelas, como a dos peixes que vão morar nos olhos úmidos da mãe. Uma leitura que pode ser um alento para a família.

Autora: Carolina Moreyra. Ilustrador: Odilon Moraes. Editora: Pequena Zahar (56 págs., R$ 39,90).

*

MÔNICA RODRIGUES DA COSTA, editora de livros da Publifolhinha, indica a peça "Cocô de Passarinho"

Na adaptação do livro de mesmo nome de Eva Furnari, atrizes e atores vestem bonecos em tamanho natural e os manipulam com graça para dar vida a personagens de uma cidadezinha. Eles debatem uma forma de impedir que os passarinhos da praça façam cocô na cabeça deles.
Informe-se sobre a peça

Publicidade
Publicidade