Dia Mundial da Água

Projeto da prefeitura de SP prevê a implantação de cisternas em parques

Criado pela ONU (Organização das Nações Unidas), o Dia Mundial da Água, celebrado neste domingo (22), tem a intenção de promover a conscientização sobre a conservação dos recursos hídricos. Em tempos de crise, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente estuda implantar cisternas em parques da cidade para captar a água da chuva.

Segundo a secretaria, o volume de água coletado será utilizado na limpeza dos banheiros, na lavagem dos pisos e na irrigação dos jardins.

Edilson Dantas/Folhapress
Parque Ibirapuera, um dos prováveis escolhidos para receber cisternas públicas de coleta de águas pluviais
Parque Ibirapuera, um dos prováveis escolhidos para receber cisternas de coleta de águas pluviais

Junto com ideia das cisternas, Wanderley Meira do Nascimento, titular da pasta, chegou a cogitar o uso das piscinas dos CEUs (Centros Educacionais Unificados) como cisternas, mas recuou e descartou a hipótese.

Em reunião com o Confema (conselho do meio ambiente e desenvolvimento), ele ofereceu outras opções, como a distribuição de kits para a população de baixa renda com calha, caixa-d'água e outros acessórios.

O projeto das cisternas nos parques é inspirado no do semiárido nordestino, com o qual o secretário teve contato em janeiro, quando foi a Brasília, ao Ministério do Desenvolvimento Social. A diferença é que o clima da capital paulista é subtropical úmido e o projeto realizado foi na área rural.

Em nota, a secretaria informou que o projeto consistirá em cisternas pequenas, médias e grandes, de acordo com a extensão de cada parque.

"A prioridade inicial será para atender aos parques que apresentam maior consumo de água, seguindo depois para os demais", informa a nota.

De acordo com a pasta, ainda não há definição de prazo, "pois são necessários recursos financeiros para dar andamento à implementação e previsão orçamentária". O fim da estação chuvosa na cidade é em abril.

Paulistanos já têm instalado cisternas em suas casas por conta própria, mas água captada não deve ser utilizada para consumo humano.

Publicidade
Publicidade