Tendência na decoração é de ambiente colorido e superfícies em relevo

Nas mais recentes grandes feiras de construção, as cores neutras perderam espaço para o colorido. No banheiro, as louças fogem do branco e, na varanda gourmet, o forte são os revestimentos cerâmicos que imitam madeira.

Na Expo Revestir, por exemplo, realizada neste mês em São Paulo, diferentes fabricantes coloriram seus estandes com azulejos em relevo, ladrilhos hidráulicos, cubas e bacias pretas, misturadores dourados e rosés e duchas roxas, verdes e rosas.

A arquiteta Sueli Adorni, no entanto, pondera que é preciso ter cuidado na hora de optar por qualquer item extravagante, para o resultado não ficar deselegante. "A gente pode usar o que quiser, mas é preciso ter bom senso." A sugestão dela é optar por nichos, misturar listras horizontais ou verticais com liso e estampado no piso e nas paredes.

Se a ideia é fazer uma parede incrementada, de cor forte, o ideal é escolher uma de "passagem ou uma que fique atrás de onde se costuma sentar" para não ficar olhando.

A mesma opinião sobre escolher um espaço tem a arquiteta Samanta Cafardo. "É possível usar cores, mas não pode ficar exagerado. Tem de ter parcimônia e saber dosar."

É na marcenaria -e não no revestimento-, que o arquiteto Felipe Rodrigues prefere ousar. Nos seus projetos, ele tenta "fugir de modismos que tendem a ficar datados muito rapidamente". Segundo ele, os papéis de parede e revestimentos vinílicos podem ser facilmente substituídos quando o morador enjoa. "Gosto de usar a cor na marcenaria com a intenção de fugir do lugar-comum."

Sobre os revestimentos em relevo, ele os recomenda para as áreas externas "como elementos incorporados ao projeto paisagístico".

Área molhada

Um banheiro com louças pretas, para Sueli Adorni, requer ousadia. "Casa é igual a roupa. Tem de ter personalidade para usar."

Já a arquiteta Érica Salguero afirma que o lavabo, local comumente menos usado, pode ser todo preto. "Fica sofisticado." Nos demais banheiros da casa, ela prefere misturar o preto e o branco: revestimento preto e branco com louças brancas ou louças pretas e revestimento off-white com uma parede preta, "para o ambiente não ficar carregado".

A cuba dourada, ela diz, pode ser usada em um banheiro claro, enquanto que uma em tons de cobre cai melhor em um banheiro escuro.

Para Samanta, a cozinha pode ter a tampa da bancada colorida, mas ela não usa cor na cuba. "Prefiro a de aço inox por questão de higiene e limpeza", explica a arquiteta.

Uma ducha colorida, de acordo com ela, pode ficar interessante se usada no banheiro de criança. Outra novidade do mercado, o metal branco também é boa opção para os acessórios de banheiro.

Revestimentos

Sobre os novos revestimentos cerâmicos, a arquiteta Érica Salguero afirma que as peças são uma alternativa às pastilhas. "Dá para usar o colorido na cozinha e no banheiro. Vermelho na cozinha, por exemplo, fica bom, mas cada cor deve ser sempre definida dependendo do perfil do morador da casa."

O revestimento cerâmico que imita madeira é outro que está em alta, principalmente nas varandas gourmet. "Esse revestimento veio para suprir a necessidade dos terraços, mas também pode ser usado no banheiro e no lavabo", afirma Érica.

Cristina Barbara, designer de interiores, explica que "é o cliente que vai dirigir o projeto". Depois de discutir os desejos do morador, o profissional escolhe a opção dentro das solicitações dele. "Antes, só se usava pastilha no box. Hoje em dia, como há muitas opções, pode-se fazer parede de alto e baixo relevo, que antes só se conseguia com a madeira, mas ela não funciona em área molhada."

Além de usar no banheiro, no lugar das pastilhas, as cerâmicas com alto e baixo relevo podem ser usadas em uma parede de destaque ou hall de entrada com pé direito duplo. "Acho que é importante a utilização da iluminação, porque dá uma sombra e fica interessante", explica Cristina Barbara. Ela diz ainda que tem usado formas naturais na parede principal do banheiro e, no restante, outro material neutro. "No piso, os [revestimentos] estampados podem ser uma opção. Também é possível escolher uma área menor e usar bases neutras para mesclar."

De acordo com a profissional, além de dar vida aos ambientes, os revestimentos são feitos de material de vida útil longa, como cerâmica, porcelanato e esmaltado.

Para não errar, Cristina diz que o ideal é usar uma base neutra, como branco, cinza, bege, e "pincelar" com materiais de outras cores. "Mas é preciso ficar harmônico", pondera.

No projeto de um espaço gourmet, a arquiteta Selma Tammaro usou tons de azul a pedido da moradora. "Aproveitando as referências que a cliente passou, cheguei até a utilização dos ladrilhos [hidráulicos] coloridos."

Embora ela tenha usado o colorido apenas em uma parte do ambiente, a arquiteta afirma que poderia tê-lo revestido por completo.

"Fica melhor em uma cozinha grande, porque parte das paredes são tomadas por armários, e costumamos revestir somente entre bancada, armários e fogão até a coifa. Dependendo da estampa, além de charmoso, fica muito agradável e dá personalidade ao ambiente."

A arquiteta diz que, quando a proposta é mais informal, ainda é possível aproveitar e ousar mais.

Na varanda gourmet, a arquiteta Cristiane Schiavoni elegeu uma parede para ser a principal e aplicar azulejos antigos e coloridos.

"A ideia era deixar o local descontraído e também por praticidade na hora da limpeza", explica. Usando os azulejos estampados de forma harmônica, é possível mudar o ambiente, mas sem descaracterizá-lo.

"Eu não usaria o azulejo [colorido] em quatro paredes, mas usei em uma para criar a hierarquia. Essa parede é a mais importante, os olhares vão se voltar para ela."

Com fabricação em menor escala, a Pavão Revestimentos desenvolveu azulejos com estampas inspiradas nos desenhos clássicos de tatuagens. A arquiteta e designer da marca, Carine Canavesi, afirma que possui linha com dez modelos de azulejos que podem ser aplicados em áreas secas e molhadas.

A linha lançada no ano passado reúne desenhos geométricos com cores fortes e outras mais discretas.

De 2013, a linha com desenhos que imitam tatuagens continua em alta. "Pedi para a tatuadora Anna Idza desenhar ícones, como caveira mexicana, punhal, rosa", afirma. Ela adianta também que vai lançar uma nova linha com outros tatuadores, com desenhos ornamentais.

Além de utilizá-los nas paredes de cozinha e banheiro, Carine diz que há pessoas que usam os seus azulejos em bandejas, no hall de entrada, na cabeceira de cama, em quadro e descanso de panela.

Mais uma ideia para diferenciar o projeto é incluir os cobogós, que foram bastante usados nos anos 1960 e agora voltaram a ser fabricados com novas formas e cores fortes.

Em banheiros médios e grandes, por exemplo, eles podem ser aplicados em forma de biombo para separar a área da banheira e do vaso sanitário com a da pia, e ainda decoram.

Publicidade
Publicidade