O Conselho da Cidade de São Paulo lança nesta terça-feira (31) a campanha "Sou Cidadão Paulistano", que quer estimular a população, organizações e empresas a realizar ações coletivas que beneficiem a capital paulista.
Desenvolvida pelo conselho com ajuda de uma agência de publicidade, a ideia foi sugerida por membros da Rede Nossa São Paulo.
O objetivo é incentivar a criação de slogans e iniciativas para melhorar algum aspecto da cidade, como o trânsito ou o desperdício de água.
Reprodução | ||
Exemplo de adesivo da campanha "Sou Cidadão Paulistano" |
Em um manual divulgado na internet é possível conhecer os padrões de cor e fonte para produzir adesivos, cartazes e camisetas com o logo "Sou Cidadão Paulistano" e a ação que se quer promover.
Algumas entidades, como o Conselho Regional de Psicologia e a Secretaria de Transportes de São Paulo, já têm suas frases. O último vai lançar um adesivo com os dizeres "A rua é um espaço a ser compartilhado".
"A ideia não é só ter uma frase, mas uma política por trás disso. O objetivo é divulgar a política para que ela vá acontecendo", diz a coordenadora do Conselho da Cidade, Andreza Galli.
FINANCIAMENTO
Ela explica que empresas, organizações ou cidadãos devem financiar suas iniciativas e o material de divulgação. O conselho entra para facilitar o diálogo com os órgãos públicos e a prefeitura, que podem ajudar a implementar as medidas.
"A campanha é superflexível. Só pedimos que nos enviem os adesivos criados para que possamos ver se estão nos moldes e seguem os mesmos preceitos. Passa por um certo crivo."
Sugestões devem ser enviadas para conselhodacidade@prefeitura.sp.gov.br.
Galli diz que conversou com os conselheiros sobre a possibilidade dos modelos serem usados para desvirtuar a campanha, mas isso foi relevado.
"A gente parte do princípio de que, se tem desconstrução, é porque pegou."