Filmes do É Tudo Verdade retratam São Paulo e personagens da cidade

Seis endereços da capital paulista recebem, até o dia 19/4, o festival internacional de documentários É Tudo Verdade. Gratuita, a mostra, que está em sua 20ª edição, exibe 109 obras —entre curtas, médias e longas-metragens— vindas de 31 países.

São Paulo e personagens da cidade serviram de inspiração para alguns dos títulos que integram a seleção do evento, como "Carregador 1118", "Cidade Vazia" e "Premê - Quase Lindo".

Abaixo, saiba mais sobre cada um deles. Aqui, confira a programação completa.

*

CARREGADOR 1118
O filme mostra Antonio da Silva, um nordestino que deixou sua terra para tentar a sorte em São Paulo, onde, há vários anos, trabalha como carregador de mercadorias no Ceagesp. Dirigido por Rodrigo T. Marques e Eduardo Consonni, o título o segue em sua rotina pela cidade que ele adotou em 1969. Além de mostrar Antonio no trabalho, ele é filmado em sua simples intimidade e em momentos de lazer.

Domingo (12), às 16h, no Reserva Cultural. Terça (14), às 15h, no Centro Cultural São Paulo.

CIDADE VAZIA
A capital paulista despovoada serviu de inspiração para este curta-metragem do gaúcho Cristiano Burlan, conhecido por "Mataram Meu Irmão", longa vencedor do É Tudo Verdade 2013. Na obra, realizada a partir de fotos em preto e branco tiradas durante os intervalos de gravações do filme "Sinfonia de um Homem Só" (2012), o cineasta captou São Paulo nos momentos em que —quase— toda a cidade adormece.

Domingo (12), às 13h, no Cine Livraria Cultura. Domingo (19), às 15h, no Centro Cultural São Paulo.

PREMÊ - QUASE LINDO
Tradicional grupo paulistano, o Premeditando o Breque, ou Premê, conhecido por músicas como "Lua de Mel em Cubatão" e "Vida Besta", protagoniza este documentário comandado pela dupla Alexandre Sorriso e Danilo Moraes. A produção relembra os quase 40 anos de carreira da banda criada em 1976 por alunos da USP e que chama a atenção por seu ecletismo de gêneros e instrumentos. As dancinhas de seu quarteto são uma atração à parte.

Terça (14), às 19h, no Centro Cultural São Paulo.

Publicidade
Publicidade