Fotos aéreas mostram desmatamento em área vizinha ao Parque dos Búfalos

Fotos áreas feitas na quinta-feira (23) mostram o desmatamento em uma área vizinha ao Parque dos Búfalos, terreno às margens da represa Billings que é alvo de uma disputa entre ativistas, moradores e prefeitura.

Os primeiros querem que o local se torne um parque, função que exerce desde os anos 1990, mas a prefeitura o destinou à construção de um empreendimento do Minha Casa Minha Vida para 3.860 famílias.

As imagens foram feitas por um primo de Régis Campos, dono da construtora Emccamp, responsável pelo projeto habitacional.

A área, invadida em meados de abril por um grupo de cem pessoas, fica ao lado do parque e tem 48 mil m². Como a Folha mostrou na semana passada, a invasão era "fantasma" porque não havia barracos nem sem-teto dormindo lá, apenas faixas que demarcavam lotes.

Segundo o movimento em defesa do Parque dos Búfalos, mais mil árvores foram cortadas. Para evitar novos danos, a Polícia Militar Ambiental mantém uma viatura permanentemente no local.

Na segunda-feira (27), a PM combateu um princípio de incêndio no terreno. Segundo informações da PM, por volta de 50 manifestantes atearam fogo em galhos, o que foi rapidamente controlado. Dias antes, ela tinha multado em R$ 12,3 mil o dono da área pelo dano ambiental causado.

Publicidade
Publicidade