'Coletiva SP Estampa' reúne artistas voltados para a gravura

A partir de terça (12), a galeria Gravura Brasileira, na zona oeste, recebe a exposição "Coletiva SP Estampa". Em sua quinta edição, o espaço reúne trabalhos produzidos sobre diferentes suportes, como lambe-lambes, serigrafias sobre tecidos, xilogravuras, gravuras em metal e outros —como a obra da artista Verônica Noriega, que gravou sobre sementes.

De acordo com Eduardo Besen, diretor da galeria, a proposta é impulsionar a gravura como forma de expressão artística. "Ainda existe um certo preconceito, porque ela é mais artesanal. As pessoas acreditam que é só uma reprodução, não conhecem o processo e não sabem que existe uma matriz por trás", explica.

Os 15 artistas e três coletivos que têm trabalhos expostos foram selecionados por um júri formado por Lygia Eluf, Maurício Parra e também por integrantes da equipe da própria galeria.

Há representantes de São Paulo e de outras cidades, como Curitiba, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Porto Alegre e Rio de Janeiro. "Percebemos que houve uma expansão. Antes, eram só artistas paulistanos", avalia Besen.

Informe-se sobre a exposição

Publicidade
Publicidade