Pai e filhos americanos lançam guias em inglês com tours por SP

Trajetos que começam e terminam no metrô para o estrangeiro caminhar pela cidade e ter um gostinho do cotidiano paulistano. O guia "São Paulo 10 Walking Tours", lançado na sexta-feira (15), na Livraria Cultura da Avenida Paulista, traz essa proposta em dez roteiros, todos escritos em inglês.

De uma caminhada no Bom Retiro a um passeio nos trens da CPTM, a ideia, segundo o organizador do livro, Roney Cytrynowicz, é fazer o visitante explorar a cidade para descobrir suas atrações.

"São Paulo não é uma cidade automaticamente turística, em que as coisas interessantes estão dadas. Tentamos mostrar para o turista de fora a experiência de vivenciar o cotidiano da metrópole, algo que muitos gostam de fazer quando viajam."

Cada capítulo abrange uma porção de atrativos próximos. O do centro, por exemplo, começa e termina no metrô República, e inclui do Teatro Municipal ao Largo do Arouche.

Os roteiros a pé já tinham sido explorados em outros guias da editora Narrativa Um, mais voltados para brasileiros. Nesta edição, a proposta é mostrar a capital paulista para turistas de fora.

Um dos autores do livro é o historiador Jeffrey Lesser, professor na Universidade Emory, em Atlanta, onde desenvolve pesquisas sobre o Brasil. Ele diz que, desde sua primeira visita a São Paulo, há trinta anos, o interesse pela cidade cresceu vertiginosamente.

"Quando cheguei aqui pela primeira vez não via estrangeiros. Agora mudou completamente. Andando pela praça da Sé vi turistas falando espanhol, coreano, inglês, às dez da manhã. É uma mudança fantástica."

GUIA JOVEM

Lesser é casado com uma brasileira, mãe de seus dois filhos, os gêmeos Aron e Gabriel, 22. Os jovens estudantes da Universidade Brown também estão lançando um guia sobre a cidade, onde moraram por mais de dez anos.

O lançamento oficial de "Piecing Together São Paulo: An insider's guide to food, history, and culture in a bustling metropolis" aconteceu há duas semanas. Focadas no público jovem, que quer se aventurar nos dias e noites e São Paulo, as páginas não têm uma divisão por roteiros, como acontece em "10 Walking Tours".

A primeira parte trata de comidas típicas, as seguintes, de alguns bairros, e as últimas abordam as feirinhas e a vida noturna. Com uma linguagem mais solta, a edição também traz "fun facts" sobre os costumes paulistanos.

"Os meninos têm um conceito da cidade em pedaços, o que é algo bastante original. Eles pensam em São Paulo exatamente como o jovem que mora aqui. Também explicam coisas cotidianas para pessoas de outros países, como por que o brasileiro usa tanto açúcar no café."

Divulgação
Capa do guia "São Paulo 10 Walking Tours", lançado na semana passada
Capa do guia "São Paulo 10 Walking Tours", livro organizado por Roney Cytrynowicz

*

SÃO PAULO 10 WALKING TOURS

AUTORES: Celso Longo, Heloisa Lupinacci, Jeffrey Lesser, Michel Gorski. Monica Musatti Cytrynowicz e Roney Cytrynowicz (organizador)
EDITORA: Narrativa Um (R$ 45)
ONDE COMPRAR: Livraria Cultura

PIECING TOGETHER SÃO PAULO

AUTORES: Aron Lesser e Gabriel Lesser
EDITORA: Narrativa Um (R$ 35)
ONDE COMPRAR: Livraria Cultura

Publicidade
Publicidade