Disco mais reflexivo da Trupe Chá de Boldo reflete presente da banda

Até mais ou menos a metade de "Presente", terceiro e novo disco da Trupe Chá de Boldo, que é apresentado neste domingo (17), na Serralheria, há uma atmosfera tristonha, na direção contrária dos outros trabalhos —mais festivos— do grupo.

"Não chamaria de melancólico. As primeiras músicas falam sobre a trajetória da Trupe. Refletem a gente pensando sobre o que faz. Talvez seja mais reflexivo que os outros e então soe um pouco melancólico", avalia Gustavo Galo, principal compositor da banda, formada por outros 12 músicos.

A reflexão traduz o presente da equipe —e por isso o título— nas letras e no clima, indicação das mudanças pelas quais passou nos últimos tempos. Como a perda de um amigo querido, o músico Rayraí Galvão, integrante da Trupe desde 2011 e morto recentemente, a chegada das filhas de dois outros membros, e até questões estéticas ou a descoberta de novos compositores, como Negro Leo ( "Jovem Tirano Príncipe Besta").

Fabio Saborido/Divulgação
Os musicos da banda Trupe Cha de Boldo, que lança, no início de março, o seu terceiro álbum, "Presente", com produção musical de Gustavo Ruiz Chagas. Foto Fabio Saborido / Divulgacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM*** ORG XMIT: AGEN1501151636314023
A banda Trupe Chá de Boldo faz show do CD "Presente", o terceiro de sua carreira, no Serralheria

O som que eles mostram no novo trabalho tem, novamente, referências de movimentos como a Tropicália e a Vanguarda Paulista. Para entender, ele convida o leitor a ouvir e tirar a própria conclusão.

"Nascemos de uma mistura. Não tem como classificar um som feito por 13 pessoas. O mais rico é o que cada um traz para a banda", diz. Mas como você explicaria o seu som para um gringo? "Eu falaria para ele ouvir o som. Eu sei que você queria uma resposta mais clara, mas sou incapaz".

E há muitos curiosos. Assim que o CD foi disponibilizado no site oficial, em fevereiro, foram contabilizados mil downloads em cerca de dois dias (você também pode baixar aqui), levando o site a sair do ar. Agora, tudo normal.

A sonoridade diferente rendeu convite para trabalhar com Tom Zé no álbum mais recente do baiano, "Vira Lata na Via Láctea", e deu um empurrãozinho para que encarassem a realização do sucessor de "Nave Manha" (2012) e "Bárbaro" (2010). Galo fala que a procura por shows não mudou após a colaboração, mas, sim, a relação do conjunto —que estava há um tempo sem fazer shows e dedicada a projetos paralelos.

RELACIONAMENTO SÉRIO

"Fortaleceu muito a banda. Para a gente que cresceu ouvindo os discos dele, o convite de criar arranjos para o álbum foi um desafio muito grande. Muito por conta desse trabalho a gente logo decidiu fazer um disco para aproveitar o pique", conta.

Manter o ânimo durante os quase dez anos de relacionamento, inclusive, não é fácil. É complicado conciliar o horário de todos para um ensaio e há momentos de discussão, por exemplo. Já aconteceu de um integrante sair para comprar cigarro ou uma cerveja no meio do show, porque não participava da música, voltar e encontrar a porta do espaço fechada. Mas ele garante que episódios como este geram mais risada do que briga.

A melhor parte, segundo ele, é lidar com as diferenças. "Sempre acontece uma surpresa. Aumentou o número de cantores e compositores em 'Presente'. A gente nunca para de pesquisar, conversar, aprender um com o outro. É uma troca muito viva que não se esgota. Quando a gente faz um show, ou um disco, a gente sabe que quer fazer isso a vida inteira, entende?". Entendido.

OUÇA "DIACHO", MÚSICA DO CD "PRESENTE"

"Diacho" - Trupe Chá de Boldo

Serralheria Espaço Cultural. R. Guaicurus, 857, Lapa, tel. 2593-3923. 180 pessoas. Dom. (17): 19h30. Couv. art.: R$ 25.

Publicidade
Publicidade