Preço dinâmico do Uber é justo e garante a qualidade, diz representante

O crescimento da Uber em Nova York é tão significativo que, atualmente, há mais carros pretos da empresa do que táxis amarelos na cidade —cerca de 15 mil contra 13 mil, de acordo com os números da companhia e da Prefeitura. Leia abaixo entrevista com Matt Wing, porta voz da empresa em Nova York.

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sãopaulo - Como surgiu o Uber?
Matt Wing - A Uber foi idealizada por Garett Camp e Travis Kalanick, a proposta inicial surgiu durante a conferência LeWeb, na França, em 2009. O objetivo era facilitar e inovar a forma pela qual as pessoas se locomovem pelas cidades, inicialmente em São Francisco (EUA), utilizando-se de veículos sedan. Foi assim que surgiu o UberBLACK, primeiro produto da empresa. O aplicativo foi lançado também em 2009.

A Uber Technologies Inc. foi fundada oficialmente em junho de 2010, na cidade de São Francisco, e hoje está em mais de 300 cidades em mais de 56 países. A Uber expandiu rapidamente a sua presença pelo mundo, com o objetivo de aproximar pessoas e revolucionar o modo de se movimentar nas cidades.

O objetivo de quando ele foi criado continua sendo o mesmo? O que mudou?
Nosso objetivo continua o mesmo: melhorar a vida das pessoas e a mobilidade nas cidades. O que surgiram foram uma série de novos produtos, adequados para as realidades específicas de cada localização.

Temos uma série de diferentes produtos, como UberRush, que ajudam as pessoas a entregar as mercadorias por meio de mensageiros de bicicleta em cidades como Nova York, ou UberEats, um serviço de entrega de comida que já está operando em várias cidades da Europa e os EUA.

Em cada cidade em que o Uber opera, há serviços diferentes sendo lançados. Como é feita a escolha do que lançar e aonde? Quais os próximos planos?
Em cada cidade que estamos, operamos bem próximos das ruas e do dia a dia das pessoas e conseguimos identificar necessidades locais. Com isso, estudamos a possibilidade de atender essas novidades, mantendo a qualidade Uber, desenvolvemos novos produtos e operacionalizamos. Não há um planejamento, uma vez que essas novidades acontecem localmente e surgem à partir da percepção de uma necessidade.

O Uber enfrenta uma batalha judicial quase constante, a cada hora em uma cidade/país diferente. Como a empresa lida com isso?
A inovação sempre vem em primeiro lugar. Por exemplo, quando o primeiro carro atravessou as ruas, não havia leis específicas. Elas apenas foram criadas quando a sociedade como um todo percebeu essa inovação como algo bom para todos.

Atualmente, estamos conversando com os governos para mostrar os benefícios que Uber pode trazer para as cidades, seja pelas milhares de novas oportunidades econômicas e ou por oferecer uma nova maneira de se mover nas cidades.

Em Boston, por exemplo, temos uma parceria com a prefeitura e nós compartilharmos os dados gerados a partir das viagens da Uber com eles, de modo que usá-los para descobrir como melhorar o transporte público na cidade.

É possível montar uma estratégia para se proteger dos processos?
Em cada cidade que estamos, temos conversas com o poder público para mostrar os benefícios que a Uber pode trazer para a mobilidade urbana das cidades e para a economia local.

E a segurança? O que está sendo feita ao redor do mundo para melhorar isso?
Segurança é prioridade para nós! Toda a plataforma da Uber foi desenvolvida com foco em segurança, desde o início. Além do que é importante para nós é a accountability que a própria plataforma gera. Quando um usuário avalia o motorista e vice-versa, você garante que se manterão na plataforma a

Em algumas cidades também usamos a plataforma Twilio, um camada extra de segurança. Ela conecta a ligação entre os motoristas e os usuários, isso significa que nenhum deles terá o número real de telefone do outro, trazendo mais segurança e privacidade.

Qual a frota do Uber em NY?
Existem mais de 15 mil motoristas parceiros da Uber em Nova York.

Qual é o maior mercado do aplicativo?
A cidade de Nova York é hoje um dos maiores mercados da Uber

Em NY, há uma discussão constante sobre a política de aumentar preços em horários de pico. Como a empresa vê isso?
A política de preço dinâmico funciona no mundo todo e serve como um ajuste de mercado para garantir a qualidade de serviço da plataforma. Desse modo, os motoristas também identificam onde são os locais com maior demanda e conseguem se deslocar para atender, neutralizando a tarifa extra.

É possível também pedir para que o aplicativo avise o fim da tarifa extra, permitindo que o usuário peça o carro apenas quando ela retomar ao patamar normal.O preço dinâmico é justo, garante a qualidade para os usuários e é bom para os motoristas.

Editoria de arte/Revista sãopaulo
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