Belas Artes celebra obra do cineasta Orson Welles; veja programação

Até quarta-feira (27), duas salas do Caixa Belas Artes, tradicional cinema da rua da Consolação, na região central, exibem obras do cineasta norte-americano Orson Welles (1915-1985).

Se vivo, o diretor, celebrado por filmes como "Cidadão Kane" (1941), completaria cem anos em 2015.

Em homenagem, o espaço apresenta 12 trabalhos de Welles —atrás e à frente das câmeras.

Abaixo, confira oito destaques selecionados pela sãopaulo e a programação completa do evento.

*

MACBETH - REINADO DE SANGUE
Fã de William Shakespeare, Orson Welles já havia adaptado "Macbeth" para o teatro no início da carreira quando, em 1948, levou à telona a trama sobre o homem simples que vira rei —ele também atua no longa.

Domingo (24), às 16h, sala 1 - Villa-Lobos

CIDADÃO KANE
Considerado por inúmeros críticos como a obra-prima cinematográfica do século 20, o longa de 1941 apresenta Charles Foster Kane (vivido por Welles, que costumava atuar em seus filmes), o garoto pobre que se torna um magnata da grande mídia.

Domingo (24), às 18h, sala 1 - Villa-Lobos

O PROCESSO
Baseado no livro homônimo do escritor tcheco Franz Kafka, o título, lançado em 1962, acompanha Josef K. (Anthony Perkins), homem reservado processado por um crime que ele não sabe qual é.

Segunda (25), às 16h30, sala 1 - Villa-Lobos

A MARCA DA MALDADE
Neste suspense de 1958, Ramon Miguel Vargas (Charlton Heston), um chefe de polícia mexicano em lua de mel numa pequena cidade na fronteira com os EUA, entra em choque com o corrupto detetive Hank Quinlan (Welles).

Segunda (25), às 18h30, sala 1 - Villa-Lobos

SOBERBA
De 1942, a produção mostra a trajetória de Isabel Amberson (Dolores Costello). Quando jovem, ela foi obrigada a se casar com um homem que não amava. Ao ficar viúva, no entanto, passa a ser cortejada por uma antiga paixão (Joseph Cotten).

Terça (26), às 16h30, sala 5 - Carmen Miranda

A DAMA DE SHANGAI
No filme, Welles, além de dirigir, interpreta Michael O'Hara, um marinheiro que se envolve com a bela Elsa (Rita Hayworth, segunda mulher do cineasta), casada com um importante advogado.

Terça (26), às 18h30, sala 1 - Villa-Lobos

O ESTRANHO
O detetive Wilson (Edward G. Robinson) vai a Connecticut para encontrar um nazista. Lá, ele conhece o perfeito e insuspeito casal Charles Rankin (Welles) e Mary Longstreet (Loretta Young).

Terça (26), às 20h30, sala 1 - Villa-Lobos

O TERCEIRO HOMEM
Único filme da mostra não dirigido pelo homenageado —nesta obra de Carol Reed, Welles apenas atua. Na trama, um péssimo escritor americano vai a Viena à procura de um amigo que lhe prometera trabalho, mas ao chegar fica sabendo de sua morte.

Quarta (27), às 16h30, sala 5 - Carmen Miranda

OS OUTROS FILMES DA MOSTRA

OTHELLO

Segunda (25), às 16h30, sala 5 - Carmen Miranda

MR. ARKADIN

Segunda (25), às 20h30, sala 1 - Villa-Lobos

Publicidade
Publicidade