O Melhor de sãopaulo - Serviços

Para 38% dos entrevistados, Anhembi é o melhor centro de convenções de SP

Prestes a celebrar 45 anos, o Anhembi será reformado para ficar mais moderno e competitivo. Hoje, ele recebe cerca de 300 feiras e 6 milhões de visitantes ao ano.

Quase quatro em dez entrevistados (38%) pelo Datafolha citaram o centro na zona norte. A aprovação é maior entre ricos (44%), menos escolarizados (45%) e mais velhos (57%).

Tudo é superlativo no mais antigo complexo do tipo em São Paulo. Só o Pavilhão de Exposições tem 76 mil m². O complexo inteiro, com Palácio das Convenções, sambódromo, duas arenas, auditório Elis Regina e Espaço Anhembi, tem 400 mil m² —quase um terço do parque Ibirapuera.

Infográfico/Arte Folha

São 20 grandes feiras de negócios, como Salão do Automóvel, Bienal do Livro, Francal, Equipotel e Feirão da Caixa. Há também eventos musicais, além de congressos, workshops, formaturas e bailes. Em 2014 a ocupação ficou acima de 70% —a média anual é de 65%.

"Temos eventos agendados até 2020. Uma em cada oito feiras realizadas na cidade é no Anhembi", destaca Wilson Poit, presidente da SP Turis, empresa responsável pelo complexo.

Para Juan Pablo De Vera, presidente da Reed Exhibitions Alcântara Machado, que promove, entre outros eventos, o Salão do Automóvel, o local é "a catedral das feiras".

Em maio, a prefeitura lançou um chamamento para que empresas façam propostas de modernização. Entre as sugestões estão transporte público integrado, climatização, oferta de serviços e expansão das áreas expositiva e de estacionamento.

Para o prefeito Fernando Haddad, a ligação com o metrô via trem elevado "pode ajudar a revitalizar a área". Marcos Cruz, secretário de Finanças, diz que o Anhembi "é a âncora da cidade, o resto cresce ao redor dele".

Sobre a reforma, De Vera diz que "a modernização vai ser um legado para os próximos 40 anos da cidade".

A licitação depende de estudos que devem sair no mês que vem, mas Poit prevê o prazo para conclusão: "Em um ano, nosso parceiro ou sócio investirá R$ 1,5 bilhão".

Serviço: Centro de convenções que abriga feiras e eventos
O que oferece: Pavilhão de Exposições tem 76 mil m² e é todo coberto
Criação: Fundado em outubro de 1970, em SP
Contato: anhembi.com.br. Tel. 2226-0500

Mapa/Folha

Publicidade
Publicidade