O Melhor de sãopaulo - Serviços

Em shoppings, Centauro é mais citada por jovens e por morador da zona leste

Por que o país do futebol tem tantas megastores de livros e nenhuma de artigos esportivos?

Foi em busca de uma resposta que Sebastião Bomfim Filho, 62, criou a maior empresa do ramo na América Latina.

A Centauro espalha suas lojas por 187 shoppings do Brasil —são 23 unidades em São Paulo. Para 29% dos paulistanos ouvidos pelo Datafolha, é a melhor loja de material esportivo —o índice chega a 35% na zona leste.

O empresário acabara de ver um negócio quebrar quando decidiu unir duas paixões: esporte e varejo. A primeira Centauro foi aberta em 1981, na Savassi, em Belo Horizonte, região similar à rua Oscar Freire.

"Lojas de esporte só funcionavam em áreas como a da rua 25 de Março", lembra Bomfim. Seu foco eram as classes A e B. "Queria um estabelecimento bonito, com tecnologia, diferente dos que exibiam camisas em cabides pendurados por fio."

Infográfico/Arte Folha

No fim dos anos 1990, a Centauro já tinha 22 lojas em três Estados, mas o empresário não tirava da cabeça as tais megastores.

O projeto era arriscado; em 2000, precisou adiantar 23 meses de aluguéis para convencer o shopping West Plaza, que fica na Água Branca, a abrigar sua loja.

Hoje, a rede "bicho de shopping", como define Bomfim, quer extrapolar a experiência da compra. "É um passeio. Sempre há algo acontecendo, como atletas dando autógrafos."

Douglas Carvalho, da consultoria Target Advisor, vê no mix de produtos um fomento ao retorno. "O consumidor das classes A e B busca comodidade. Na Centauro, ele encontra o que quer e ainda leva outros acessórios."

Para o especialista em varejo, a grande jogada da marca foi focar centros comerciais. "Já está no local em que o cliente vai passear", analisa.

Serviço: Loja de artigos esportivos com 25 unidades na cidade
O que oferece: Pista de atletismo para as crianças brincarem
Criação: Fundada em 1981, estreou em shoppings em 1983
Contato: centauro.com.br ou 4004-6006

Mapa/Folha

Publicidade
Publicidade