O Melhor de sãopaulo - Serviços

Drogaria São Paulo diversifica e é farmácia mais citada pelos paulistanos

Foi-se o tempo em que as farmácias só recebiam quem estivesse doente. Hoje, a grande variedade de produtos atrai todo tipo de cliente.

É o caso da publicitária Gabriela Breitenbach, 26, que diz achar mais confortável comprar cosméticos em farmácias. Sua predileção acompanha os ambientes, que, diz, "remetem à limpeza", e, claro, o bolso: segundo ela, "é mais barato também".

Isso ajuda a explicar por que a Drogaria São Paulo foi eleita por 29% dos paulistanos a melhor na pesquisa do Datafolha. A aprovação é maior entre os habitantes da região leste da cidade (37%).

Ao encontro da demanda de clientes como Gabriela, a rede, originalmente paulistana, ampliou a variedade de produtos em suas lojas.

Nas maiores unidades, disponibilizou atendimento exclusivo para quem quer comprar além de remédios.

Infográfico/ Arte Folha

Cosméticos e itens de higiene e perfumaria respondem hoje por 25% a 35% das vendas do setor, segundo o presidente da Sincofarma-SP (Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo), Natanael Aguiar Costa.

A ampliação de propósitos e atrativos reflete tendência de varejo nascida nos EUA: a das "drugstores", mercados de medicamentos que focam não apenas em remediar mas também em prevenir e embelezar.

Segundo Gilson Coelho, consultor especialista no setor, além de atender à procura dos clientes, pluralizar as opções de produtos mitiga o risco de queda na rentabilidade do negócio.

As drogarias São Paulo e Pacheco, do Rio de Janeiro, se fundiram em 2011 no Grupo DPSP. As marcas passaram a ter mais capacidade para negociar os melhores preços com fornecedores, diz o consultor Coelho.

De acordo com Natanael Costa, da Sincofarma-SP, esse fortalecimento gera uma interessante "caçada": "Quando uma abre loja em uma nova cidade, a outra vem em seguida".

Serviço: Uma das mais antigas lojas de medicamentos do Estado
O que oferece: Vende também cosméticos e itens de higiene e, desde 1989, promove campanhas como a do agasalho
Criação: A primeira unidade foi aberta em 1943, na rua José Bonifácio, no centro
Contato: drogariasaopaulo.com.br ou 3258-9310

Mapa/Folha

Publicidade
Publicidade