O Melhor de sãopaulo - Serviços

Itaú é eleito melhor internet banking de SP em pesquisa Datafolha

"Levei seis meses para decidir pagar contas pelo celular", diz Kamylla Araújo Nascimento, 22, estudante de arquivologia. Cliente há um ano do banco Itaú, a jovem diz que o uso de senhas extras e a praticidade a fizeram perder a desconfiança na ferramenta.

Como ela, muitos têm vencido a resistência. De 2010 a 2014, o volume de transações do Itaú por canais digitais subiu de 38% a 60%. O índice supera a média: segundo a Federação Brasileira de Bancos, 52% das transações em 2014 foram feitas pela internet.

Isso ajuda a explicar a predileção dos paulistanos ouvidos pelo Datafolha: 32% citam o Itaú como o melhor para transações on-line. Essa escolha é maior na classe A (37%) e entre moradores da região norte (38%).

Infográfico/Arte Folha

O que era uma ferramenta para ser utilizada em computadores ganhou força no celular: 49% dos que usam o serviço de internet banking do Itaú também realizam transações mobile, segundo dados do banco. No total, são 16 milhões de clientes cadastrados.

Luiz Fernando Martins Castro, presidente da comissão de informática jurídica da OAB-SP, cita duas razões para a aceitação: "As pessoas estão menos suscetíveis à enganação e, claro, houve uma evolução tecnológica".

De acordo com a Febraban, até 2017, o número de usuários de mobile e desktop deve se igualar. A expectativa reflete na estratégia dos bancos. Hoje, cerca de 78% dos investimentos do Itaú são em tecnologia. "Todas as nossas soluções estão focadas no digital", diz Pedro Donati, 41, diretor de canais de atendimento da empresa.

O uso do token, microaparelho que valida as transações virtuais, foi um dos avanços citados por Castro, da OAB-SP -ele também é usuário do internet banking do Itaú.

O Datafolha revela que 35% dos paulistanos entrevistados não citam uma marca preferida.

Segundo Donati, a campanha mais recente do Itaú, que utiliza os "emoticons", populares da internet, tem como objetivo aproximar o público das ferramentas digitais.

Serviço: Ferramenta que faz transações na web, como transferências
e pagamentos
O que oferece: É possível abrir um chat com um especialista para discutir a melhor opção de investimento
Criação: Funciona desde 1998
Contato: Tel. 4004-4828 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-970-4828

Publicidade
Publicidade