O Melhor de sãopaulo - Serviços

Tok&Stok é eleita a melhor loja de decoração e design de SP

Imagine entrar numa loja de roupas, escolher uma calça, ter de perguntar o preço (pois não há etiqueta) e, depois de pagar, aguardar dias ou meses em casa para chegar —e combinando com uma blusa pela qual você também pagou, pois a calça não pode ser vendida separadamente.

Era mais ou menos assim que se comprava móveis até a chegada da Tok&Stok, em 1978, e até que, uns anos depois, ela se espalhasse pelo país e contaminasse a concorrência. Naquela época, era preciso encomendar o jogo completo da sala de jantar (ai de quem quisesse só uma cadeira).

Pioneira no Brasil em aliar design (tok) a pronta-entrega (stok), a marca criada pelo casal francês Régis e Ghislaine Dubrule é hoje considerada a melhor loja de decoração e design de São Paulo. A aprovação de 18% sobe para 24% entre os mais escolarizados e atinge 26% entre os que têm renda de 10 a 20 salários mínimos.

Infográfico/Arte Folha

Um trunfo, conta Daniel Nishiwaki, presidente da ADP (Associação Nacional dos Designers de Produto), é montar ambientes reais. "Isso foca o usuário e faz da compra um passeio."

Para criar alguns de seus itens, a marca convida designers e estilistas —a primeira parceria foi há dez anos, com Alexandre Herchcovitch. "Sempre foi pioneira no design, desde o banquinho São Paulo, de Carlos Motta [lançado nos anos 1990]", diz Nishiwaki. "Além disso, há anos fomenta o ramo no Brasil com o Prêmio Tok&Stok de Design Universitário."

Para Vini Cassares, professor de Design Aplicado ao Varejo e Visual Merchandising da escola Panamericana, a empresa se consolidou por priorizar a logística: "É montar, atender e entregar. Não há design bom sem logística boa". Segundo ele, a proposta segue a da sueca Ikea, criada em 1943, uma das primeiras a aplicar design no varejo. "A Tok&Stok fez do mobiliário um bem de consumo mais cotidiano e acessível."

Serviço: Rede de lojas de móveis, objetos de decoração e acessórios para escritório e cozinha, entre outros
O que oferece: Além de itens para pronta-entrega, vende produtos individualmente (uma cadeira de jantar, e não quatro)
Criação: Fundada em 1978, em São Paulo
Contato: tokstok.com.br. Tel. 0800-7010161

Mapa/Folha

Publicidade
Publicidade