O Melhor de sãopaulo - Serviços

Santa Joana e São Luiz empatam como as maternidades mais citadas em SP

Passar pelas mudanças na sociedade paulistana, que incluem a entrada da mulher no mercado de trabalho, partos tardios e mais complicações na gravidez, se adaptando às exigências.

Os gestores das maternidades Santa Joana e São Luiz apontam a compreensão dessas transformações como ponto-chave para serem eleitos os melhores de São Paulo. Segundo pesquisa Datafolha, 16% dos paulistanos de classe A e B citaram a primeira marca como a melhor, enquanto 15%, mencionaram a segunda.

Apesar do ponto em comum, traçam caminhos diferentes ao falar dos principais atributos das instituições. O diretor-geral do Grupo Santa Joana, Marco Antônio Zaccarelli, destaca a estrutura para tratar de casos complexos, com UTI e equipe especializados em problemas na gravidez, o que o tornou referência no país. A maternidade, que começou em uma casa no Paraíso, tem a preferência de 19% dos entrevistados acima de 41 anos.

Infográfico/Arte Folha

Para o diretor regional da Rede D'Or São Luiz, José de Arruda Pinto, o tratamento humanizado é o ponto forte de sua maternidade, que oferece cursos de preparação para a gravidez e tem como políticas o incentivo ao aleitamento materno e ao parto normal.

CRITÉRIOS

As características citadas por ambos são classificados pelo ginecologista e professor da PUC-Sorocaba Luiz Sampaio Neto como critérios técnicos indispensáveis para manter o alto nível de qualquer instituição.

Para o professor, qualidade da equipe, infraestrutura e segurança nos partos humanizados –com menos intervenções– são essenciais.

"Será cada vez maior a necessidade de assistir às pacientes desses tipos de parto."

As instituições dizem perceber uma demanda maior pelo parto normal, à medida que a discussão sobre as formas de nascer avança. Pensando nisso, o São Luiz está construindo uma maternidade com mais salas de parto humanizado, voltadas para a classe A, em que tem 17% da preferência.

Serviço: Maternidades com UTIs para mães e recém-nascidos
O que oferece: Santa Joana possibilita acompanhar o bebê por uma câmera no berço; o São Luiz tem um curso preparatório para pais
Criação: 1948 (Santa Joana); 1938 (São Luiz)
Contato: hmsj.com.br; saoluiz.com.br

Mapa/Folha

Mapa/Folha

Publicidade
Publicidade