O Melhor de sãopaulo - Serviços

Cobasi é o pet shop mais citado por paulistanos das zonas sul e oeste

Criada em outubro de 1985, a Cobasi é uma herança que o descendente de libaneses Rames Nassar deixou para seu filhos, Ricardo, Paulo e João. Na época, era uma loja de produtos agropecuários -bem ao estilo "de interior", como lembra Ricardo Nassar, 43, um dos sócios-diretores.

As prateleiras davam espaço a carrapaticidas, adubos, fardos de arame, estribos e rações para cavalo. Nos corredores, quem fazia compras eram fazendeiros, sitiantes e chacareiros.

Hoje, no lugar de itens de selaria, o espaço tem corredores iluminados. Nas prateleiras, casinhas fofas, rações premium, brinquedos e coleiras estilizadas, e, nos corredores, famílias com bichinhos de estimação. É essa a identidade da rede.

"Se me contassem que após sete planos econômicos o varejo brasileiro ia florescer, eu não acreditaria", afirma Ricardo. Mas floresceu. A meca dos bichinhos tornou-se referência no mercado de pet shops.

Lembrada por 17% dos paulistanos ouvidos pelo Datafolha e por mais ainda nas zonas sul (29%) e oeste (24%), a Cobasi, que completa 30 anos, soma 31 lojas. São 14 na capital, 14 na Grande São Paulo e no interior e mais três no Rio de Janeiro.

Infográfico/ Arte Folha

A marca é a preferida entre os mais ricos, onde a escolha sobe para 24%. "Qual o seu nível de afetividade pelo bicho? É isso que determina a decisão de compra, e não o perfil econômico", explica o diretor da empresa.

A oportunidade bateu à porta dos Nassar no fim dos anos 1980. Então, a Purina, hoje sob controle da Nestlé, começou a vender ração balanceada para pets no Brasil. Os primeiros 20 pacotes da papinha acabaram no mesmo dia, conforme lembra Ricardo. "Havia muita demanda, o mercado é que não estava acostumado."

Apresentar o novo modelo foi a tarefa nos anos 1990. Naquele momento de abertura econômica, a Cobasi focou os pets. Passou a importar e trouxe novidades dos Estados Unidos -fechou contratos de fornecimento de ração, medicamentos e outros produtos com empresas como Pestell, Petmate e Hagen.

Aos poucos, a loja ganhou o ar de passeio de família que tem hoje. Precisa de ração? Aproveite, leve seu cachorro e compre uma orquídea.

O futuro soa promissor: há mais 12 contratos para novas unidades e a rede promete chegar ainda em 2015 a Curitiba e a Brasília, ampliando a equipe, que já conta 2.000 pessoas.

Cada nova loja não sai por menos de R$ 2 milhões, segundo Ricardo. Em outras palavras: no ano em que "recessão" deixou o ramo das previsões e adentrou o léxico dos brasileiros, a rede investirá ao menos R$ 24 milhões para continuar o projeto familiar: tornar a Cobasi uma marca nacional.

Serviço: Rede com 31 lojas que revendem produtos para pets
O que oferece: Vende rações —inclusive para pets com demandas alimentícias— e produtos como bebedouros, banheiros translúcidos e unhas postiças para gatos
Criação: Foi criada em outubro de 1985 e teve a primeira loja aberta na Vila Leopoldina
Contato: cobasi.com.br ou facebook.com/CobasiOficial

Mapa/Folha

Publicidade
Publicidade