O Melhor de sãopaulo - Serviços

Ipiranga e Shell empatam como melhor posto de gasolina de SP

É difícil manter a clientela fiel com tantos postos espalhados pela cidade. Por isso, as bandeiras mais citadas pelos paulistanos ouvidos na pesquisa investem em outros produtos e serviços além de combustíveis. Empatadas tecnicamente, as vencedoras, Ipiranga e Shell, têm 30% e 28% da preferência dos paulistanos, respectivamente, segundo o Datafolha.

De acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), a venda de combustíveis no Brasil cresceu 1,3% no primeiro trimestre de 2015 em comparação com o mesmo período de 2014. Em São Paulo, o aumento foi de 1,1%.

Altamente competitivo, o ramo exige mais do que vender gasolina, álcool e diesel. No caso da rede Ipiranga, a campanha publicitária enfatiza que dá para resolver tudo por lá: comer, beber, calibrar, pagar contas, usar a internet. Embora ressalte iniciativas para carros, como a assistência automotiva Jet Oil, Leocadio Antunes Filho, diretor-superintendente da marca, credita o sucesso à praticidade de resolver várias demandas.

Infográfico/Arte Folha

A outra campeã, Shell, também centraliza os esforços para facilitar a vida do cliente em um só lugar. Um exemplo é a parceria com o sistema Sem Parar.
"A experiência no posto deve ser satisfatória, com agilidade no pagamento e excelência na equipe", afirma Teofilo Lacroze, vice-presidente executivo-comercial da Raízen, licenciada da Shell no Brasil e responsável pela administração dos postos no país.

Ele cita também como diferencial a renovação das lojas Shell Select, que passaram a oferecer sanduíches feitos na hora e café gourmet.

Como não basta atrair o cliente uma única vez, mas, sim, fazê-lo voltar, as empresas também apostam em ações como o programa de fidelidade Km de Vantagens, da Ipiranga, que já tem mais de 18 milhões de participantes, e o Litros por Letras, da Shell. Feito em parceria com o Instituto Ayrton Senna, reverte parte do valor de cada abastecimento —mais de 400 mil jovens já foram beneficiados.

Ipiranga
Serviço: posto de gasolina
O que oferece: Km de Vantagens
Criação: 1937
Contato: ipiranga.com.br

Shell
Serviço: posto de gasolina
O que oferece: oferta de lubrificantes
Criação: 1913
Contato: shell.com.br

Mapa/Folha

Mapa/Folha

Publicidade
Publicidade