O Melhor de sãopaulo - Serviços

'Não ensinamos apenas, temos uma missão', diz gerente da Cultura Inglesa

Vinicius Nobre, 35, é gerente acadêmico da Cultura Inglesa. A escola de idiomas foi eleita por 17% dos entrevistados pelo Datafolha como a melhor da cidade. Criada em 1935, a Cultura tem 51 mil alunos e 19 unidades em São Paulo.

Qual a missão da Cultura Inglesa?
A entidade surgiu com a proposta de divulgar a cultura britânica através do ensino de língua. Não ensinamos apenas a língua, temos uma missão.

Como isso acontece?
Nossos cursos têm aspectos culturais integrados ao currículo. A gente trabalha a cultura de forma indireta, com ações de conscientização cultural, e direta, como os eventos de teatro, música e artes.

O que é conscientização cultural?
Na teoria de aprendizado de uma língua estrangeira, defende-se que parte do sucesso da comunicação pressupõe a compreensão das diferença culturais. Expomos o aluno a características específicas da cultura de diferentes países, como linguagem corporal, contato físico, expressões idiomáticas, crenças. Entendemos que ser um bom comunicador exige consciência além de conhecer vocabulário e a construção gramatical.

Isso é um desafio?
Sem dúvida. É preciso ter um corpo docente qualificado e sensível a aspectos culturais que podem ser transmitidos de maneira relevante. É muito mais fácil ficar na superfície, ensinando palavras e frases.

Publicidade
Publicidade