O Melhor de sãopaulo - Serviços

'Anhembi é a maior área coberta no Brasil', diz presidente da SP Turis

Wilson Poit, 56, presidente da SP Turis, empresa responsável pelo Anhembi. Complexo na zona norte, que completa 45 anos, será reformado. Quase quatro em dez entrevistados (38%) pelo Datafolha citaram o centro de exposições.

A que você atribui a preferência dos paulistanos?
O Anhembi tem 45 anos e é uma marca conhecida no mundo inteiro, porque muitos estrangeiros já visitaram São Paulo para vir nele. Atrai turismo de negócios e está às vésperas de uma revitalização.

Como se dará a reforma?
É uma Parceria Público Privada com modelo ainda não definido. O chamamento público foi feito. Como um quarentão, o Anhembi vai ter um "up grade" para se tornar novamente o mais moderno.

Haverá ligação com a estação Tietê?
Fazemos sugestões do que a SPTuris gostaria que o parceiro privado fizesse. A gente tem um projeto de interligação do Anhembi com a estação Tietê do Metrô que são aproximadamente 1.100 metros, com viagem de 2,5 minutos e capacidade para 15 mil pessoas por hora. Algumas pessoas chamam de aerotrem, outras de aerovento. É o mesmo modelo que tem em Porto Alegre e usa tecnologia nacional.

A construção da futura Arena Anhembi já teve chamamento público.
Sim, já temos nove empresas interessadas na construção de uma arena coberta, com ar-condicionado e multiuso, para esportes e shows, que vai ficar ao lado do sambódromo.

Como será a arena?
A SPTuris lançou o edital para receber propostas para fazer arena indoor. A arena deverá ter capacidade de aproximadamente 20 mil pessoas. Vai ter infraestrutura que permite múltiplas funções de uso. Pode ter um jogo de basquete da NBA, luta de UFC, um grande show, e é possível reconfigurar para uma parte sentar e outra ficar em pé.

Qual é o diferencial do Anhembi em relação aos concorrentes?
É a maior área coberta contínua à disposição no Brasil e na América Latina. Muito embora ele não tenha interligação com o metrô, está a apenas mil metros e tem transporte que é feito na época das grandes feiras.

O que fazer para consolidar o Anhembi como maior centro de exposições da América Latina?
A grande marca dessa gestão vai ser começar a uma grande reforma com a PPP que não tenha mais volta. São Paulo precisa disso, o Anhembi precisa disso, os nossos clientes e visitantes merecem. O Anhembi atrai muita gente para São Paulo, que fica por aqui, roda, aproveita a gastronomia, shows, o pessoal que vem para os eventos fica na cidade.

Publicidade
Publicidade