Mostra Black reúne arquitetos, decoradores e designers na Oca

Catorze ambientes assinados por arquitetos, decoradores e designers de interiores estão em exposição a partir desta quarta (3) na Oca, no parque Ibirapuera. Esta é a quarta edição da Mostra Black.

Foi pensando em um homem de 50 anos que Marcelo Salum criou a "Sala do Colecionador". "Gosto sempre de imaginar quem é a pessoa que vai viver no ambiente que eu crio para uma Mostra", explica. As peças escolhidas remetem principalmente à art déco, como as linhas retas e a geometria dos tecidos.

O designer de interiores Maximiliano Crovato participa pela primeira vez da Mostra. Seu living traz de volta os anos 1970, com o uso da cor, tapete de pele de carneiro e metal, que confere brilho às persianas, bases e cúpulas das luminárias. O sofá e as poltronas do casal Afra e Tobia Scarpa são baixos e elegantes.

Já Roberto Migotto seguiu o ritmo de Oscar Niemeyer, autor da Oca, para fazer o "Lounge do Sedutor". O abuso das curvas está impressa na sanca redonda no teto para acompanhar o ambiente todo, marcado principalmente pela parede de estuque cinza feita de gesso, cal e água. O espelho quadrado, mas côncavo, reflete o ambiente por inteiro. A escultura feita com molduras descontroi a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci.

Marcelo Borges e Arthur Athayde criaram um espaço de convivência para resgatar a decoração pessoal. "Hoje está muito impessoal, pois [o ambiente] não leva a identidade da pessoa", dizem. Para compor o ambiente suntuoso, eles inseriram o ritual do toca-disco e a mistura de estilos, como moderno, art déco e clássico, representado, por exemplo, por poltronas dos anos 1930 e 1950.

Da Suíte Arquitetos, o ambiente de 60 m2 é clean e traz obras de arte desenhadas pelo escritório, como a peça "Outros Planos", pendurada na parede. O lustre e o painel são feitos com conduíte e neon. As mesinhas de canto são como esculturas. "Quisemos fazer um ambiente que tivesse uma atmosfera acolhedora, mais minimalista. Como se fosse um respiro para quem chega em casa depois de muita informação na rua", explica a arquiteta Carolina Mauro.

Completam o time de expositores Camila Klein, Carolina Maluhy, Débora Aguiar, Erick Figueira de Mello, Guilherme Torres, João Armentano, Juliana Vasconcellos e Triplex Arquitetura.

Além de conferir tendências do segmento, o público poderá participar de um ciclo de palestras no auditório da Oca. Entre os temas, estão as discussões sobre o uso da madeira e do papelão, luminotécnica, métricas de mercado.

Do lado de fora há uma área dedicada ao design. São containers com espaços feitos para os frequentadores do parque interagirem.

Mostra Black. Oca - Parque Ibirapuera. Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº. Portão 2. De 3 a 21 de junho. Seg. a sex.: 12h às 22h; sáb., dom. e feriado: 10h às 22h. Ing.: a partir de R$ 100

Publicidade
Publicidade