Diretor Jorge Durán fala sobre o filme 'Romance Policial'

Roteirista veterano, conhecido por trabalhos em obras como "Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia" (1977) e "Pixote - A Lei do Mais Fraco" (1981), o chileno Jorge Durán tem investido cada vez mais na carreira de diretor. Na última quinta-feira (4), estreou seu quinto filme, o suspense "Romance Policial", também escrito por ele.

Protagonizado pelo ator mineiro Daniel de Oliveira, o longa-metragem narra a história de Antônio, um jovem funcionário público do Rio de Janeiro e aspirante a escritor que, para se inspirar, decide viajar pela América Latina.

Divulgação
Turismo 28.05.2015 -Daniel de Oliveira durante a filmagem de 'romance Policial', em que ele vive autor que vai ao deserto buscar inspiração. (Foto: Divulgação) LEGENDA DO JORNAL Daniel de Oliveira durante a filmagem de 'Romance Policial', em que ele vive autor que vai ao deserto buscar inspiração
Daniel de Oliveira, 37, em cena do suspense "Romance Policial"

O homem vai parar no deserto do Atacama, no Chile, onde se envolve em um crime, ao mesmo tempo em que inicia um relacionamento com Florência (Daniela Ramírez), uma mulher cheia de segredos.

Para filmar em uma paisagem desértica, Durán disse à sãopaulo que enfrentou dificuldades, porém, que valeram a pena. "É cansativo, mas é um cenário que fala muitas coisas, evoca memórias."

Abaixo, leia a íntegra do bate-papo com Jorge Durán, 72

sãopaulo - Existiu alguma dificuldade física em filmar no deserto?
Jorge Durán - Filmar no deserto é duro. De manhã faz muito frio, depois a temperatura aumenta bastante e cai de novamente. É cansativo, a cada passo que voce dá encontra alguma irregularidade no terreno, topa com uma rocha. Mas é um cenário que fala muitas coisas, evoca memórias.

Apesar de radicado no Brasil, você ainda vai muito ao Chile. Acompanha o cinema feito lá?
Sim. Há bons diretores que eu gosto muito. Cristián Jiménez ["Bonsái", 2011], por exemplo, faz um trabalho interessante. Sua carreira ainda é jovem, mas seu trabalho foi bem recebido em Cannes, na Europa.

Tem mais algum trabalho seu, como roteirista ou diretor, para estrear ainda em 2015?
Estou fazendo um documentário sobre o Rio, mas ele ainda não estreia esse ano. Dirigo e também desenhei o roteiro. O cinema documental, no entanto, não é exatamente a minha praia, apesar de eu gostar muito de ver documentários. Será a minha primeira experiência.

Publicidade
Publicidade