Em 'Ruivo em Sangue', Gui Amabis faz poesias sobre a angústia de viver

Poesias curtas sobre uma vida angustiada compõem o terceiro álbum de Gui Amabis, "Ruivo em Sangue", que a sãopaulo ouviu antes do lançamento oficial —marcado para segunda (15), na página do artista.

"A vida tem todos os lados. A alegria e a felicidade e o lado difícil. A gente esta vivendo um momento difícil. Há uma mudança de estrutura, que esta quebrando, e é difícil pra quem está no meio, entre 25 e 30 e poucos anos —momento em que você cuida de si e se vê como um ser político", explica.

Priscila Prade/Divulgação
Em 'Ruivo em Sangue', Gui Amabis faz poesias sobre a angústia de viver
Em 'Ruivo em Sangue', Gui Amabis faz poesias sobre a angústia de viver

As composições, cantadas em português e em inglês, falam de seres perturbados, que engolidos pelo consumo e não têm tempo de respirar ou se encontrar autenticamente. Ou ainda de quem se arma, na defensiva, enquanto em relacionamentos e passam a entender novas dinâmicas quando eles não funcionam.

Elas não contam exatamente histórias particulares. Mistura vivencias de Amabis e de amigos dele. "Presto muita atenção ao que acontece em volta. E eu guardo imagens... conversas com amigos... filmes caminhadas", conta.

As canções poderiam compor um pequeno livro, mas o autor ainda não considerou a possibilidade. "Nunca pensei nas letras soltas, como literatura. Penso logo nas sílabas e acentos e começo a tocar. Esse processo me interessa, além de só escrever. Eu acho legal esse jogo de tentar achar a melodia certa", diz.

Erro sempre (risos)", conta. Bem humorado e falante, o músico não é o sujeito pesado que pinta em suas canções e que, ao mesmo tempo, suaviza com harmonias em tons maiores, "mais solares".

"É engraçado porque tem mesmo esse contraponto. Como se a letra batesse e a música viesse e aliviasse, para não ficar tão duro. Se fosse tudo pesado seria bem difícil ouvir", diz, novamente aos risos.

Na terça (9), ele antecipa algumas novas, como "Graxa e Sal", e se despede de "Trabalhos Carnívoros", seu segundo disco, no Puxadinho da Praça. O CD tem canções como "Pena Mais que Perfeita", que tem clipe com atuação de Daniel de Oliveira.

NOVOS SONS

Continuação de "Trabalhos Carnívoros", "Ruivo em Sangue" "tem mais vozes [mais instrumentos, como um quarteto de cordas], mais assunto musical", conta. Os arranjos são de Amabis, Dustan Gallas e Régis Damasceno, com quem já está acostumado a trabalhar.

Também valoriza pausas. "Trabalhos era bem enxuto, fechadinho. Dessa vez, a gente escutou mais coisa e foi fazendo as melodias. Quando você coloca mais coisas, as pausas e os silêncios ficam mais fortes".

Espaço Cultural Puxadinho da Praça - sala de show. R. Belmiro Braga, 216, Pinheiros, região oeste, tel. 2337-9901. 80 pessoas. Ter. (9): 20h. 90 min. 18 anos. Ingr.: R$ 25. Ingr. p/ gorockbee.com.

Publicidade
Publicidade