Daniel de Oliveira chega às telas em dose dupla; leia entrevista com o ator

Um homem de classe média deixa sua rotina burocrática de lado e viaja para um lugar desconhecido. Outro, de origem humilde, volta à sua terra natal usando um novo nome, 20 anos depois de partir. O que os personagens têm em comum? À primeira vista, nada, não fossem os dois interpretados pelo mesmo ator: o mineiro Daniel de Oliveira (leia entrevista abaixo).

Os rapazes em questão são, respectivamente, protagonistas dos filmes "Romance Policial" e "Sangue Azul", ambos que estrearam na quinta (4).

No primeiro, dirigido pelo chileno Jorge Durán ("Proibido Proibir"), ele é Antônio, funcionário público e aspirante a escritor. Sem inspiração para uma história, o jovem sai do Rio de Janeiro e segue viagem pela América Latina.

No meio do deserto do Atacama, Antônio se envolve com Florência (Daniela Ramírez), uma mulher misteriosa, e, também, é acusado de assassinato. Acontecimentos estranhos, mas que o estimulam a escrever.

Sob o comando do pernambucano Lírio Ferreira ("Árido Movie"), a segunda obra traz Daniel como Pedro. Estranhamente temendo que ele e a irmã (Caroline Abras) tenham uma relação incestuosa, Rosa (Sandra Coverloni) entrega o garoto para o dono de um circo (Paulo César Pereio).

Duas décadas se passam e Pedro, agora chamado Zolah e homem-bala em uma trupe circense, retorna ao local onde foi criado. Lá, vai remexer em todas as questões obscuras do seu passado.

*

DANIEL DE OLIVEIRA, 37

sãopaulo - Existe alguma semelhança entre o Antônio e o Zolah?
Daniel de Oliveira - Eles são de universos diferentes. Um é mar, o outro é terra árida. Mas os dois estão procurando se encontrar. O Antônio deseja arrumar o presente, já o Zolah quer resolver questões do passado.

Como foi a preparação para interpretar um homem-bala?
Quando o Lírio [Ferreira] me chamou para o filme, tive a certeza de que eu deveria estar no circo de alguma forma. Então, fui fazer aulas até aprender a dar [salto] mortal.

Boa parte das falas do seu personagem no "Romance..." é em espanhol. Já sabia a língua?
Assim que o [Jorge] Durán me convidou, eu peguei a família [na época, ele era casado com a atriz Vanessa Giácomo] e fui para a Argentina aprender espanhol. Antes, eu hablava portunhol [risos].

Publicidade
Publicidade