Restaurantes eleitos júri

Varanda tem sotaques variados, como o argentino, o americano e o japonês

Em tempos idos, dizia-se que o melhor churrasco do Brasil encontrava-se em Porto Alegre. E do mundo, em Buenos Aires. Passado o tempo, fiquei convencido de que não é nada disso: ambos ficam em São Paulo. E, no momento, mais precisamente no Varanda.

É onde encontro o melhor tripé qualidade da carne, da grelha (de carvão) e do acompanhamento (incluída a bela oferta de vinhos). E do equilíbrio desses três fatores vem a gratificante experiência de uma refeição que pode ser simples, mas marcante.

É o que sinto especialmente quando peço minha carne predileta ali, uma peça grande —não muito espessa, mas sumarenta— de fraldinha, que é preciso dividir (o que só melhora o momento, por necessitar ter amigos à volta).

Mas a escolha da carne fica a cargo do freguês. No Varanda, existem diferentes sotaques —a picanha brasileira, o bife ancho argentino, o top sirloin americano, o wagyu japonês—, reproduzindo cortes típicos de várias regiões.

Destino de almoços de negócios onde às vezes se decide a sorte de empresas, a casa perde ímpeto à noite e ganha ar mais familiar no fim de semana. Por falar em família, o proprietário, Sylvio Lazzarini, está tornando o lugar um negócio familiar mesmo, com filhos assumindo postos de comando no restaurante (na cozinha inclusive). Sinal de energia para uma longa vida.

R. Gen. Mena Barreto, 793, Jardim Paulista, região oeste, tel. 3887-8870. 220 lugares. Seg. a qui.: 12h às 15h e 19h às 23h. Sex.: 12h às 15h30 e 19h às 23h. Sáb.: 12h às 18h e 19h às 24h. Dom.: 12h às 17h30. Menu-executivo: R$ 96,50 (seg. a sex.). Valet (R$ 21). E outro endereço.

MELHOR CHURRASCARIA (JÚRI)

Publicidade
Publicidade