Restaurantes eleitos datafolha

Ourives do peixe, Jun Sakamoto trata peças de sushi como se fossem joias

Sente-se no balcão, um lugar para apenas oito pessoas por noite. Você não vai conseguir tirar o olho do sushiman Jun Sakamoto. Vai vê-lo esculpindo cada peça de peixe, tratando-a como joia, objeto do desejo.

Com sua discrição japonesa, ele também não vai tirar o olho de você —e vai pedir para que coma o sushi tão logo ele o coloque sobre a peça de pedra negra, um a um.

Faz toda a diferença comer o peixe cru frio sobre o arroz ainda morno, e talvez você nunca tenha pensado nisso. A perfeição mora nos detalhes.

Quem sabe só no fim da refeição —depois de uma sequência de 16 sushis, durante a qual você tentou a todo o tempo eleger o melhor— você perceba a maestria com que o menu-degustação foi montado, numa cadência de texturas e sabores que nada tem de aleatória.

Há cavalinha, atum, pargo, olho-de-boi, serra, lula —cuidado com a vieira, ela vai fazê-lo se derreter na cadeira enquanto se desmancha na sua boca. A peça seguinte é sempre melhor que a anterior. Ora temperada com yuzu (fruto cítrico japonês), ora com vinagre.

Limpe o paladar com o gengibre, pegue o sushi com a mão, não peça shoyu —ali, quem manda no molho é o sushiman, às pinceladas.

Finda a noite você nem vai se recordar do preço de joia que pagou. Só vai se lembrar do brilho da noite.

R. Lisboa, 55, Cerqueira César, região oeste, tel. 3088-6019. 36 lugares. Seg. a qui.: 19h às 24h. Sex. e sáb.: 19h à 1h. Valet (R$ 20). É necessário fazer reserva.

MELHOR JAPONÊS (JÚRI)

Publicidade
Publicidade