Bares eleitos júri

Com chope na medida, Bar Genésio é antessala da boemia em São Paulo

O currículo do personagem é notório: trata-se do irmão mais velho da família Altman, que controla o Filial e o Genial, todos na Vila Madalena.

De sua cozinha saem obras "cantineiras, mas à moda paulistana" pensadas por Elenice, mulher de um dos sócios; bauru de vitela, polenta com ragu, bolinhos de arroz com gorgonzola e fettuccine Alfredo.

Nas bandejas dos garçons —um time de veteranos celebrados, como Juarez, Calixto e Jesulino— é que reside o protagonista: chope Brahma de colarinho espesso, servido na temperatura certa, claro ou escuro.

São até sete barris em noites agitadas, à exceção de tsunamis humanos como os do Carnaval, quando a conta bate em 13. Reforços como um "ombardsman" para reclamações e o senhor do realejo na calçada ajudam o local a ilustrar o espírito desse bairro meio artista, meio profissional liberal.

Não se explica o charme do Genésio, porém, apenas pelo que nele se come, se bebe ou se vê. Acessível na cultura e na geografia, o lugar é uma espécie de antessala da boemia.

Para mim, tem mais: foi ali que meus pais redescobriram a farra. Com os filhos criados, viraram devotos do lugar. Primeiro com a prole e, depois, com amigos. Ainda hoje, passando pelo bar em meio ao passeio ou fazendo dele o programa, ao "Gênesis" retornamos. Longa vida!

R. Fidalga, 265, Vila Madalena, região oeste, tel. 3812-6252. 150 pessoas. Seg. a qui.: 17h às 3h30. Sex. e sáb.: 12h às 4h30. Dom.: 12h às 2h30. Preço: R$ 7,10 (Brahma 300 ml). Valet (R$ 25).

MELHOR CHOPE (JÚRI)

Publicidade
Publicidade