Prédio na rua Helvétia é o primeiro a ganhar jardim vertical do Minhocão

A empena cega pichada do edifício Hud's, na rua Helvétia, está com os dias contados. É que ela será a primeira a receber um jardim vertical na região. Ao todo, serão 302 metros quadrados de área verde voltada para o Minhocão.

A face sem janelas da construção vai ganhar plantas de meia sombra típicas da mata atlântica. A implantação começa nesta semana.

Encher de verde a área cinza do elevado Costa e Silva é uma das maneiras encontradas pela Prefeitura de São Paulo para que as construtoras possam fazer compensação ambiental, uma vez que, segundo elas, atualmente faltam mudas e espaços na capital paulista.

Movimento 90º/Divulgação
Simulação de como ficará o jardim vertical no edifício da rua Helvética, próximo ao Minhocão
Simulação de como ficará o jardim vertical no edifício da rua Helvética, próximo ao Minhocão

A primeira a fazer a contrapartida é a WTorre, que, entre outros empreendimentos na cidade, é responsável pelo Allianz Parque.

Por ainda ter que quitar o valor de compensações de projetos prontos, a empresa foi contatada pela prefeitura. "Não é um investimento pequeno", diz o CEO Francisco Caçador. Ele afirma ter sido procurado pela prefeitura porque "grandes projetos é que podem ter compensações dessa magnitude".

A síndica do Hud's, Vera Jesus, 52, afirma que o condomínio não terá despesa com a implantação ou a manutenção do jardim. Segundo a Movimento 90º, empresa responsável pelo projeto, custa R$ 900 o m² do jardim. Já a manutenção sai por a partir de R$ 13 o m².

"O projeto foi apresentado aos moradores e aprovado em assembleia. Vai ser um benefício estético e ambiental. O contrato é de três anos", diz Vera.

Os primeiros seis meses do serviço fazem parte da compensação. Depois, conforme nota enviada à sãopaulo pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, "durante a vigência do Termo de Cooperação, a prefeitura arcará com os custos da manutenção".

O paisagista da Movimento 90º, Guil Blanche, explica que não há risco de infiltração, "pois o jardim fica longe da parede". "Se um equipamento falhar, recebemos aviso pelo sistema", explica. Ele diz que, como em toda área verde, "onde existe flora, existe fauna". "Porém, em um jardim bem nutrido, o risco de praga é pequeno", afirma.

Publicidade
Publicidade