Com chefs franceses, os novos 'Le Bife' e 'Meating' apostam nas carnes

O que há de novo na gastronomia de São Paulo? Ante novidades que não cessam de surgir (e sumir), onde vale a pena ir —ou não?

Numa rápida olhada, parece usual o surgimento de novos restaurantes de carne. Mas olhando de perto, uma surpresa: duas delas não têm por trás argentinos, uruguaios ou gaúchos, mas... franceses.

Um deles é o novo celebrity chef Erick Jacquin, que fracassou em seu falido restaurante La Brasserie, mas renasceu como consultor e como estrela em mais um patético (mas como sempre, popular) "reality" show.

Divulgação
Filé-mignon e molho poivre do Le Bife, que tem cardápio do chef Erick Jacquin
Filé-mignon e molho poivre do Le Bife, que tem cardápio do chef Erick Jacquin

Jacquin, um excelente chef, lançou no espaço de seu antigo restaurante (e agora como consultor) o Le Bife. A fórmula é a mesma lançada há anos por (também celebrity chef) Claude Troisgros, que no seu CT Boucherie, no Rio, serve um rodízio invertido: o cliente escolhe um corte de carne e, enquanto a degusta, os acompanhamentos circulam pelo salão.

Dias antes do Le Bife, outro restaurante no mesmo sistema era inaugurado na cidade: o Meating.

Atrás do nome, que poderia sugerir uma steakhouse do Texas, está na verdade o chef Alain Poletto —do nada texano Bistrot de Paris— e seus sócios igualmente franceses.

Enquanto no Le Bife o cardápio é mínimo (dois cortes grelhados e uma das especialidades de Jacquin, o steak tartare), no Meating há várias opções, não apenas bovinas e não somente da grelha: há também carnes preparadas na frigideira.

Cabe lembrar que eles não são os primeiros gauleses a entrarem nesta área da cidade.

Desde que chegou a São Paulo, a gaúcha NB Steak —um rodízio de carnes sem bufê— teve como responsável pelas saladas (pedidas à la carte) e acompanhamentos (dos mais comuns, como mandioca frita, a outros inesperados, como tempurás de legumes) um chef francês: Pascal Valero, que, no entanto, deixa a rede no final do mês.

Le Bife - r. Pedroso Alvarenga, 1.088, Itaim Bibi, região oeste, tel. 4324-0783.
Meating - r. Joaquim Antunes, 102, Pinheiros, região oeste, tel. 3068-0111.
NB Steak - av. Vereador José Diniz, 3.864, Campo Belo, região sul, tel. 5093-6006.

Publicidade
Publicidade