Banda potiguar intrumental compõe cenas de ação em seu quinto álbum

Se fosse uma longa, a banda potiguar Camarones Orquestra Guitarrística, que toca na sexta (17), na Casa do Mancha, seria uma produção policial ambientada no Rio de Janeiro.

O grupo, que iniciou a carreira interpretando temas de "Tom e Jerry", cria cenas de ação com seu rock instrumental acelerado. E entre os cineastas favoritos, está Quentin Tarantino ("Django Livre"), que sabe bem como usar

Quando não está tocando, o conjunto imagina trilhas. "Enquanto todo mundo está vendo a imagem de um filme, a gente está ouvindo o som dele", diz o tecladista Anderson Foca.

Guilherme Muñiz/Divulgação
A banda Camarones Orquestra Guitarrística
A banda Camarones Orquestra Guitarrística

Ele exemplifica. "Um dia estava em Ponta Negra, uma praia em Natal, e pensei 'a legal esse clima'. Então, solfejei no celular e, depois, transformei a melodia em uma música instrumental, "Ponta Negra Rocksteady", conta.

A música está presente no quinto disco da trupe, "Rytmus Alucynantis", foco do show. Com base no rock, tem elementos de ska e e reggae. "A gente queria um disco que repassasse uma certa felicidade e animação, no som", diz Foca.

Inclusive, o nome do disco é uma brincadeira. "A gente fez uma ponte com a dengue. A Ana Morena pegou, eu peguei três vezes, o baterista pegou", lembra. "O nome estava na minha cabeça, parece nome científico. E vem da ideia de que podia ter um mosquito que, ao invés de adoecer as pessoas, deixasse elas felizes".

E se o mosquito servisse para mais alguma coisa seria o que? "Um amorzinho extra tá faltando no mundo. Não faz mal a ninguém, né?", finaliza.

Casa do Mancha. R. Filipe de Alcaçova, s/nº, Vila Madalena, região oeste, tel. 3796-7981. 100 lugares. 18 anos. Camarones Orquestra Guitarrística e Huey, sex. (17): 21h. Couv. art.: R$ 20.

Publicidade
Publicidade