Versátil, Kleber Montanheiro reveza funções e assina 8 produções teatrais

Houve uma época, há mais ou menos cinco anos, em que o nome de Kleber Montanheiro esteve na ficha técnica de 17 espetáculos em cartaz. Dezessete!

"Eu lido bem com essa agenda louca do dia a dia de fazer várias coisas ao mesmo tempo", diz o ator, diretor, cenógrafo e figurinista, que completa 25 anos de profissão neste ano e assina, atualmente, oito peças que estão ou estreiam em agosto na capital.

Uma novidade é "Os Dois Cavalheiros de Verona", que chega ao Teatro João Caetano na sexta (31) e é seu segundo Shakespeare —o primeiro foi "Sonho de uma Noite de Verão", em 2008, que rendeu um APCA de direção. Ele também dirige "Sobre Cartas & Desejos Infinitos" e os infantis "Cada Qual no Seu Barril" e "A Lenda do Cigano e o Gigante", que estão em temporada, além de "Navio Fantasma", que começa em 1º/8.

O cenário e o figurino têm a marca dele em "A Porta Secreta", "Tadzio" e "Cada Dois com Seus Pobrema" —nos dois últimos, também faz a iluminação.

Bob Sousa/Divulgação
O ator, diretor, cenógrafo e figurinista Kleber Montanheiro
O ator, diretor, cenógrafo e figurinista Kleber Montanheiro

O paulistano de 45 anos nasceu de mãe pintora e pai músico, começou a fazer balé aos 18 e acredita que acabou herdando alguns dotes. "Eu tenho uma capacidade de criar muito rápido, acabo fazendo três, quatro cenários e/ou figurinos por semana."

Montanheiro é diretor da Cia. da Revista, com sede no centro, e interpretou há pouco a personagem Geni no musical "Ópera do Malandro". Ele se classifica como um "pesquisador de teatro".

Por isso, diz o artista, aprendeu a misturar linguagens em suas obras. "É no teatro que o artista dá a cara para bater, é onde o público encontra a discussão viva, latente, com estéticas diferentes, opiniões diversas", diz.

E ele já tem vários outros projetos engatilhados. Um deles é uma versão musical de "Inimigo do Povo", de Ibsen, que deve estrear em abril de 2016. "Não sei ainda no que vai dar", brinca. Ele só sabe que não consegue parar.

-

DIREÇÃO

Cada Qual no Seu Barril
Armazém Cultural SP. Dom.: 15h. Até 26/7.

Os Dois Cavalheiros de Verona
Teatro João Caetano. Qui. a sáb.: 21h. Dom.: 19h. Até 6/9.

A Lenda do Cigano e o Gigante
Sesc Pinheiros. Dom.: 15h e 17h. Até 30/8.

Navio Fantasma - O Holandês Voador
Teatro João Caetano. Estreia: 1º/8.

Sobre Cartas & Desejos Infinitos
Armazém Cultural SP. Sáb. e dom.: 20h. Até 30/8.

*

CENÁRIO, FIGURINO E LUZ

Tadzio
Parlapatões. Sáb.: 24h. Até 8/8.

Cada Dois com Seus Pobrema
Teatro Shopping Frei Caneca. Reestreia: 4/8.

*

CENÁRIO E FIGURINO

A Porta Secreta
Sesc Bom Retiro. Dom.: 12h. Até 30/8.

Publicidade
Publicidade