Patrimônios imateriais do Brasil inspiram mostra gratuita

A cultura brasileira estará representada por tradições de 20 dos 27 Estados brasileiros na exposição "Patrimônio Imaterial Brasileiro - A Celebração Viva da Cultura dos Povos", que tem entrada gratuita.

Em cartaz na Caixa Cultural São Paulo até meados de setembro, a mostra reúne fotografias, vídeos e objetos típicos de 37 itens considerados patrimônios imateriais de diversas regiões do país.

Idealizada pelo produtor cultural Luiz Prado, pela pesquisadora Mirna Brasil Portella e pela relações públicas Fernanda Pereira, a mostra exibe, por exemplo, fotos e amostras do óleo de dendê e do tacho com feijão fradinho; é assim que o visitante conhece mais sobre o ofício das baianas do acarajé na seção destinada à Bahia.

Goiás está representado pela Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis, que mescla religião e folclore. Na sala estão expostas imagens sobre a celebração, além de máscaras de onças, bois e unicórnios, feitas de papel machê.

Fotografias e textos explicam o processo de fabricação dos queijos em Minas Gerais, as festividades de São Sebastião, no litoral de São Paulo, e o maracatu de Pernambuco.

Parte do acervo ilustra tradições comuns a mais de um Estado. É o caso dos quatro bonecos mamulengos, teatro típico do Nordeste, além dos vídeos sobre a capoeira.

Caixa Cultural São Paulo. Pça. da Sé, 111, Sé, centro, São Paulo, SP. Tel. (11) 3321-4400. Ter. a dom.: 9h às 19h. Até 20/9. Livre. Grátis.

Divulgação
Imagem que retrata a Festa do Divino Espírito Santo está na exposição "Patrimônio Imaterial Brasileiro", na Caixa Cultural
Imagem que retrata a Festa do Divino Espírito Santo está na exposição "Patrimônio Imaterial Brasileiro"
Publicidade
Publicidade