Viaja sãopaulo

Com lojas de grife, Cumbica é eleito melhor aeroporto do país em pesquisa

O aeroporto foi eleito como melhor do país por 64% dos ouvidos pelo Datafolha na pesquisa sobre os melhores destinos e serviços de viagem. Veja aqui quais foram os critérios avaliados.

Quem viaja para fora do Brasil e usou recentemente o terminal 3 do Aeroporto Internacional de São Paulo (Cumbica), em Guarulhos, sabe que nem precisa embarcar para sentir um gostinho de primeiro mundo. Gostinho, cheirinho e cara de país desenvolvido, porque tudo é moderno, limpo, funcional. Do jeito que todos os aeroportos do Brasil deveriam ser, mas não são.

Talvez por isso, Guarulhos, como a maioria chama, tenha sido eleito o melhor aeroporto do país em pesquisa Datafolha —foi citado por 64% dos ouvidos. Congonhas aparece em segundo lugar, com 14% das menções. Eu, que moro no Rio de Janeiro e quase sempre preciso enfrentar o Galeão, que parece uma rodoviária velha, aplaudi as instalações do terminal 3 de Guarulhos.

Para começo de conversa, todo aquele perrengue pelo qual temos que passar na hora de embarcar foi automatizado. Nada de funcionários checando bilhete com maquininhas ou filas intermináveis na Polícia Federal. Na saída —e também na chegada—, é só posicionar o passaporte em um dos leitores digitais e voilá, caminho aberto.

Do lado de fora, já dá para ter uma ideia da diferença. Bons restaurantes, como Ráscal e Red Lobster, oferecem comida digna e lugares confortáveis para quem precisa esperar muito tempo. Já sentei no Ráscal e aproveitei o intervalo entre um voo e outro para trabalhar. Desculpa aí, Pizza Hut e McDonald's, mas não tem comparação.

Lá dentro, em vez de lojinhas de artesanato, uma livraria capenga aqui, uma Casa do Pão de Queijo acolá, mais restaurantes bacanudos, com sotaque estrangeiro, como Olive Garden e Margarita Ville. Se precisar fazer uma comprinha de emergência, há uma variedade enorme de lojas com etiquetas gringas.

Mas o melhor mesmo são as salas VIP, que podem ser acessadas por qualquer pessoa disposta a pagar. Não é preciso ter um cartão poderoso ou ser membro de um clube exclusivo. Pagou, entrou. Pode comer (sempre há opções leves), beber (tem sucos, vinho, espumante), carregar laptop, trabalhar e o melhor de tudo: usar os chuveiros para chegar menos melado e amassado depois de uma longa viagem com conexão.

Publicidade
Publicidade