Viaja sãopaulo

Decolar.com é a melhor agência on-line e aplicativo, aponta Datafolha

A empresa foi vencedora em duas categorias da pesquisa do Datafolha sobre os melhores destinos e serviços de viagem. No quesito melhor agência on-line, foi mencionada por 24% dos entrevistados. Também foi citada por 9% como melhor aplicativo de viagens. Veja aqui quais foram os critérios avaliados.

Em 2007, um turista que queria ir ao Havaí não conseguiu fechar sua viagem no site da Decolar.com. Pediu autorização e deu um pulo na sede da empresa. Encontrou um simples conjunto de salas na praça da República, onde fechou o negócio e matou a curiosidade sobre a agência, então com oito anos de vida.

Oito anos depois, a mesma pessoa pediu uma visita à sede, desta vez como repórter. Encontrou não mais algumas salas no centro de São Paulo, mas um prédio inteiro em Guarulhos. A mudança de estrutura reflete o crescimento vertiginoso da agência, que tem origem na Argentina, opera em 21 países da América e declara ter faturado US$ 3,5 bilhões em 2014. O Brasil representa mais da metade dos negócios.

Uma ascensão comprovada pelo Datafolha. A empresa foi vencedora em duas categorias: melhor agência de viagens on-line, mencionada por 24% dos entrevistados, e como melhor aplicativo de viagens, citado por 9% dos paulistanos ouvidos pelo instituto (nessa categoria, 73% dos entrevistados não souberam ou não se lembraram de uma marca).

Por trás desse crescimento, dois pontos chamam a atenção. Um deles é o investimento em tecnologia, representado por uma equipe com 900 pessoas —pouco mais de um quarto do total de funcionários do grupo.

A segunda aposta, especialmente importante no caso do Brasil, é em publicidade. A Decolar.com mostrou uma estratégia agressiva, para surgir na frente de seus consumidores com jingle, propaganda no carrinho de bagagens e anúncios em TV, rádio, jornais, revistas, sites e redes sociais. Nessa campanha, investe pesado: fez duas rodadas de comerciais com dez artistas, incluindo atrizes globais como Deborah Secco e Carolina Dieckmann.

A empresa ascendeu também em rankings menos lisonjeiros, como os de reclamações dos consumidores. Para enfrentar esse problema, trouxe para si todo o atendimento de pós-venda, integrando seus sistemas aos de parceiros como as companhias aéreas.

Mesmo com a diversificação, as viagens aéreas continuam sendo a joia da coroa. Nos voos nacionais, São Paulo é o destino mais procurado. Nos internacionais, Buenos Aires lidera.

No caso da Decolar.com, a próxima grande viagem deve ser para a Bolsa —Roberto Souviron, CEO e um dos fundadores, disse que espera fazer oferta pública de ações nos próximos meses. Hoje tem como investidores fundos como Tiger e General Atlantic e também uma concorrente, a Expedia, com aporte de US$ 270 milhões.

Publicidade
Publicidade