Viaja sãopaulo

Locadora de carros mais lembrada, Localiza começou com seis Fuscas

A locadora de veículos foi citada como a melhor por 26% dos ouvidos pelo Datafolha na pesquisa sobre os melhores destinos e serviços de viagem. Veja aqui quais foram os critérios avaliados.

Se na hora de alugar um carro, a maior parte dos paulistanos pensa na Localiza, como revela essa pesquisa Datafolha, a recíproca é verdadeira. "São Paulo é o nosso principal mercado e nossos investimentos na praça condizem com essa realidade", afirma o diretor de marketing da empresa mineira, Herbert Viana.

Das 552 agências da marca —em todos os Estados brasileiros e mais sete países sul-americanos—, entre unidades próprias e franquias, 102 são paulistas (15 paulistanas).
Segundo Viana, fora a significativa operação no Estado e na capital, é deles que também vem a maioria dos clientes de outras partes do país. "Os mesmos que usam o nosso carro para trabalhar também passeiam com ele pelo Nordeste, nas férias."

Com esse perfil, paulistas e paulistanos tornaram-se referência para a marca na busca por excelência no atendimento. O presidente da Localiza, Eugênio Mattar, 62, é objetivo: "Sou amante e frequentador de São Paulo, e é claro que se trata de um padrão diferenciado."

À frente da maior locadora de veículos da América Latina, Mattar está na empresa desde os seus primórdios, há 42 anos. A Localiza hoje tem mais de 117 mil carros, mas começou com seis fusquinhas, comprados a prazo pelo seu irmão Salim Mattar, então com 23 anos.

Filho de libaneses, nascido em Oliveira, Minas Gerais, Salim tornou-se cedo um executivo bem-sucedido, mas queria ter seu próprio negócio.

Em 1973, ele financiou a humilde frota e abriu um escritório no centro de Belo Horizonte com o amigo Antônio Claudio. O irmão Eugênio, mais novo, foi então convidado para a nova empreitada.

"Eu tinha 20 anos, fazia engenharia, e a escolha não era a mais lógica. Topar foi muito mais sorte que consciência, mais pelo reconhecimento ao meu irmão", lembra Eugênio, que, na época, fazia faculdade custeada por Salim.

Logo, eles abriram outra loja na cidade, no aeroporto, para não parar mais. No fim da década de 1970, já eram líderes em Minas Gerais. Nos anos 1980, adquiriram agências em dezenas de capitais e passaram a administrar franquias. Nos 1990, vieram a primeira agência fora do Brasil, na Argentina, a atuação com venda de carros usados, o processo de capitalização e a gestão de frotas corporativas. Em 2005, tornou-se uma empresa de capital aberto.

No ano passado, a receita líquida da Localiza foi de R$ 3,89 bilhões.

Publicidade
Publicidade