Viaja sãopaulo

Confira dez itens que não podem faltar no seu 'check list' de viagem

Todo turista experiente sabe: o planejamento de uma viagem vai muito além de decidir o destino e o roteiro de passeios. Para não ter as férias frustadas por imprevistos chatos, confira o pequeno manual do viajante do Viaja Sãopaulo.

1. PASSAPORTE
É exigido na maioria das viagens internacionais. Se você já tem, fique atento à data de expiração. Alguns países exigem, no mínimo, seis meses de validade em relação à data de embarque. Para quem vai solicitar um novo, o site da Polícia Federal explica todo o procedimento. O passaporte é válido por 10 anos e custa R$ 257,25.

Anália Moraes
#viajasp #viagemsp dicas turismo #dicasturismo documentos dinheiro etc
Primeiro item do 'check list': providenciar todos os documentos necessários para a viagem

2. SÓ COM O RG
Se você vai viajar para países do Mercosul (Argentina, Chile, Bolívia, Uruguai, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela e Paraguai), o passaporte pode ser substituído pelo documento de identidade. Atenção: ele deve ser original, estar em bom estado e ter menos de 10 anos de emissão.

3. VISTO
Além das nações do Mercosul, a União Europeia, o México e o Reino Unido não exigem o visto de turista. Mas, antes de viajar, é importante checar essa informação com as Embaixadas e os Consulados de cada país. Se for o caso, tome nota dos documentos necessários para solicitar a emissão do visto no prazo.

4. DINHEIRO
A vantagem de trocar o dinheiro é que o IOF é mais baixo em relação aos cartões - 0,38% contra 6,38%. Mas, por segurança, a recomendação é ter mais de uma forma de pagamento disponível. O cartão pré-pago é uma boa opção. Além da função de débito, ele permite fazer saques em moeda estrangeira, compras online, é resposto em até 72 horas em casos de perda ou furto e pode ser recarregado pela internet.

5. VIAJANDO COM CRIANÇAS
No Brasil, não se esqueça da identidade ou da Certidão de Nascimento de seus filhos. Menores de 12 anos que viajam sozinhos ou com um acompanhante que não seja da família precisam de uma autorização assinada pelos pais, com firma reconhecida. O mesmo vale em viagens internacionais para os que têm menos de 18 anos. Neste caso, também é necessário ter o passaporte em mãos.

Anália Moraes
#viajasp #viagemsp dicas turismo #dicasturismo malas e brinquedos
Antes de fazer as malas, consulte a companhia aerea sobre o limite de peso

6. BAGAGEM
Em voos nacionais, você pode despachar até 23 kg. Nos internacionais, a maioria das companhias aereas permite até duas malas com 32 kg cada. Na mão, é possível carregar 5 kg. No caso de extravio ou roubo de bagagem, procure a companhia ainda na sala de desembarque. Caso os seus pertences não sejam encontrados em um prazo de 30 dias, a empresa deve pagar uma indenização.

7. VACINAÇÃO
Estar com a carteirinha em dia é um pré-requisito para viajar a áreas consideradas endêmicas. Para evitar transtornos, o ideal é ter o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), que comprova que você está protegido contra febre amarela e outras doenças. No site da Anvisa, você encontra todas as especificações sobre as vacinas e os locais que exigem o CIVP.

Anália Moraes
#viajasp #viagemsp dicas turismo #dicasturismo carros
Fique atento: nem todos os países aceitam a CNH e exigem certificado de motoristas estrangeiros

8. ALUGUEL DE CARRO
No Brasil, basta ter mais de 21 anos e estar com a habilitação há mais de dois para alugar um carro em qualquer Estado. Nos países que não aceitam a CNH, o motorista precisa ter o PID (Permissão Internacional para Dirigir). Para fazer a solicitação, acesse o site do Detran. Atenção: verifique com o Consulado ou Embaixada se o país de destino aceita o documento. O Japão, por exemplo, não permite condutores estrangeiros.

9. SEGURO DE VIAGEM
Pode ser adquirido em bancos ou agências de viagens. Os preços variam de acordo com a cobertura e a idade do contratante. Antes de fazer a adesão, avalie o tipo de seguro que você precisa. Vale, também, pensar em serviços que cubram perda e extravio de bagagem, medicamentos, internações. Assim, você não precisa extrapolar o seu orçamento com imprevistos durante as férias.

Anália Moraes
#viajasp #viagemsp dicas turismo #dicasturismo cruzeiro
Nos cruzeiros, mesmo os que não saem da costa nacional, o dólar é a moeda oficial

10. CRUZEIROS
Antes de embarcar, tome nota de algumas dicas importantes: a moeda oficial do navio é o dólar -até mesmo em cruzeiros que percorrem apenas a costa brasileira. No check-in, você pode apresentar um cartão de crédito internacional ou fazer um depósito caução para todas as suas despesas na embarcação, recebendo ou acertando a diferença no final da viagem. Para navegar em águas estrangeiras, é importante checar, junto aos Consulados e Embaixadas, se os países a serem visitados exigem visto para brasileiros.

FONTES Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), Ministério das Relações Exteriores, Ministério do Turismo, OMS (Organização Mundial da Saúde) e Polícia Federal.

Publicidade
Publicidade