Viaja sãopaulo

Pesquisa revela os destinos favoritos dos turistas paulistanos

Pela primeira vez, o Datafolha investiga a hierarquia dos destinos turísticos no imaginário da classe média paulistana. Os melhores serviços relacionados ao setor de turismo também foram considerados na pesquisa.

Ao abordar os consumidores mais frequentes de viagens e turismo —os moradores de classes A e B que viajaram nos últimos 12 meses—, a pesquisa revela as preferências do segmento que mais alimenta o setor, na cidade do país que mais utiliza esses serviços.

Mesmo diante da crise econômica, que impõe restrições orçamentárias às famílias, os paulistanos permanecem fiéis ao desejo de visitar outros lugares, especialmente os destinos brasileiros.

Intenção de viajar

Pesquisa recente conduzida pelo Ministério do Turismo e pela Fundação Getúlio Vargas, realizada em julho deste ano, mostra que, de sete capitais avaliadas (Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo), a intenção de viajar a turismo nos próximos seis meses cresceu apenas entre os paulistanos. Em relação aos moradores das demais cidades, houve declínio em comparação com julho de 2014.

A mesma pesquisa mostra que a intenção de visitar destinos turísticos nacionais cresceu em comparação ao ano passado em detrimento das viagens para o exterior, reflexo direto da alta do dólar em relação ao real nos últimos meses.

Não por acaso, ao serem questionados pelo Datafolha sobre qual o melhor país para se viajar, os paulistanos apontaram com mais frequência o Brasil, empatado numericamente com os Estados Unidos.

E no Brasil, de acordo com os paulistanos, não há destino mais desejado do que o Rio de Janeiro.

Esse mapeamento inédito permite a todos os que trabalham, utilizam ou se interessam por turismo obter informações essenciais sobre o comportamento dos moradores da capital paulista nos raros momentos em que deixam de pensar em trabalho.

Publicidade
Publicidade