'Não é legal o cliente ficar bêbado', diz melhor bartender da América Latina

"Não é legal [o cliente] ficar embriagado. Meu pai sempre me ensinou que nosso papel era evitar que isso acontecesse", diz Kennedy Nascimento.

Eleito o melhor bartender da América Latina pelo World Class —o Oscar da mixologia—, o jovem se refere aos primeiros contatos com a profissão de bartender, quando acompanhava o trabalho do pai à frente de um bar em Ribeirão Pires.

Aos 22 anos, ele é o novo gestor de bares do Grupo Vegas e o responsável pela nova carta de drinques do Riviera Bar.

Kennedy concorre ao título de melhor do mundo (outra categoria da mesma premiação) no final de agosto, na África do Sul.

Leia abaixo entrevista.

*

Qual é o processo de criação de uma "nova carta de drinques"? Como foi no Riviera?
É preciso fazer uma análise da casa e dos clientes que a frequentam, para entender o paladar do público. O Riviera tem uma história importante para a cidade de São Paulo. Por isso, ela foi minha inspiração para colocar em uma mesma carta drinques clássicos, servidos há décadas, e coquetéis de minha autoria, representando um cenário de tendências da metrópole.

Como foi seu começo de carreira?
O primeiro contato que tive com a profissão foi no bar do meu pai em Ribeirão Pires, cidade em que cresci. Lá aprendi o tato com os clientes e adquiri o respeito pela bebida. Não é legal ficar embriagado e meu pai sempre me ensinou que nosso papel era evitar que isso acontecesse. Quando fiz 18, já estava estudando coquetelaria, então foi um passo natural trabalhar em bares. Decidi que queria seguir nessa profissão.

O que significou para você ser eleito o melhor bartender da América Latina pelo World Class, o Oscar da mixologia?
É uma alegria e o reconhecimento do trabalho que venho fazendo. Apesar da pouca idade, me dedico à profissão. Fiz cursos de formação fora do país e trabalhei com alguns dos melhores bartenders de São Paulo. Por ter 22 anos, tenho que estudar bastante e conhecer ingredientes e insumos, para criar repertório, mas me sinto seguro com o que venho apresentando.

Como você tem se preparado para a final dessa disputa?
Não mudei muito minha rotina para o campeonato mundial. Continuo estudando sobre o tema e fazendo testes de novos drinques, pois precisamos apresentar algumas receitas para etapas da competição.

Publicidade
Publicidade