Casa&Decoração

Descubra qual tipo de tinta mais indicado para pintar a sua casa

Tomar a decisão de pintar uma parede é até fácil. O complicado vem depois: que tinta usar? O mercado oferece diferentes fórmulas para diferentes fins.

A sãopaulo listou os tipos de pigmento mais usados nas superfícies da casa e outros que podem dar um toque a mais na decoração do ambiente. Todos, em teoria, são criados para que o próprio consumidor possa aplicá-los. Lembre-se de lixar a superfície e de usar máscara protetora (algumas tintas têm cheiro forte). Mãos à obra.

LÁTEX (OU ACRÍLICA)
É o mais popular entre os amadores. Feito à base de água, tem aplicação fácil e seca rapidamente (em cerca de quatro horas). A grande vantagem é que essa tinta faz a parede ser lavável. A tonalidade fosca é mais difícil de limpar —a acetinada, por outro lado, dá adeus à sujeira mais facilmente.

*

EPÓXI
É uma tinta resistente a umidade e, portanto, indicada para ambientes como banheiros, cozinhas e lavanderias. Para moradias, a que tem base de água é a ideal. "Se a pessoa tem azulejos antigos e não quer trocá-los, essa tinta é uma boa opção", diz Tamara Goes, gerente de produtos e especialidades da Coral.

*

ESMALTE
É a tinta indicada para superfícies de madeira e de metal, como janelas. "É a antiga tinta à óleo, que hoje tem base de água", afirma Gregório Bastos Alencar, gerente de produtos da Eucatex.

LOUSA
Para criar o efeito —bastante popular em restaurantes e na decoração de cozinhas, por exemplo— usa-se o esmalte fosco nas cores verde escolar ou negra. Aplique três demãos (o cheiro é forte; use máscaras) e espere cerca de 20 dias para riscar com giz. Para apagar, é só usar um pano úmido.

Publicidade
Publicidade