Casa&Decoração

Saiba quando o gesso pode ser peça chave para transformar um ambiente

Tão antigo quanto versátil, o gesso pode se apresentar como uma solução no momento de transformar um ambiente, seja em uma reforma ou em uma construção.

"Como o gesso hoje já está mais avançado tecnologicamente, usamos até em banheiro para fazer divisória de box", diz a arquiteta Selma Tammaro.

O que talvez nem todos saibam é que, para detalhes de fachada ou até para molduras em cômodos internos, o gesso pode ser substituído pelo EPS (poliestireno expandido), o isopor. A vantagem é obter um efeito bastante parecido sem que toda a casa fique repleta de poeira branca.

A seguir, veja em quais situações o gesso pode ser um coringa na decoração.

FUNCIONALIDADES
Nichos, painéis, prateleiras e até revestimentos de coifa podem ser feitos a partir do drywall. O cuidado deve ser em relação ao peso que se pretende depositar nesses locais, pois em alguns casos é preciso reforçar a estrutura.

*

ILUMINAÇÃO
Para criar diferentes efeitos cênicos, sancas e forros de gesso são opções certeiras. É possível embutir basicamente todo tipo de luminária no revestimento -é aconselhável apenas ficar atento à distância entre o forro e a laje.

*

DIVISÃO DE AMBIENTES
O drywall, chapa de gesso atrelada a estruturas de madeira ou alumínio, pode substituir a alvenaria na hora de levantar divisórias. Em um dia, é possível erguer 30 m² se dois profissionais trabalharem juntos.

*

ACABAMENTO
Ainda que o chamado "teto flutuante" seja uma tendência em construções modernas, as molduras de gesso permanecem clássicas. Um efeito semelhante pode ser obtido com as molduras de isopor.

Publicidade
Publicidade